sábado, 3 de outubro de 2015

Presídios de PE recebem máquinas de raio-X e detectores de metais

Novos detectores foram entregues ao sistema prisional pernambucano (Foto: Divulgação / Seres)Novos detectores foram entregues ao sistema prisional pernambucano (Foto: Divulgação / Seres)
O presídio Juiz Luis Lins de Barros (Pjallb) começa a operar neste sábado (3) novos equipamentos de segurança, como detectores de metais e aparelhos de raios-X. Os novos materiais tecnológicos foram entregues nesta sexta (2) e serão também distribuídos para outras unidades do estado.
O Complexo do Curado, que inclui o Pjallb e outras duas unidades, vai ficar com 20% dos novos equipamentos. Com os equipamentos, o governo acredita que vai ser possível humanizar e agilizar o atendimento às famílias dos detentos.
Parte dos equipamentos foi adquirida com recursos do governo estadual. Outros foram doados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Ao todo, o sistema prisional estadual passa a contar com mais 22 detectores de metais tipo portal,  93 detectores de metais de mão, seis aparelhos de raio-X e 33 detectores de metais tipo banqueta, que auxiliam a revista feminina nos presídios.
Para garantir o manuseio correto dos equipamentos, 25 agentes penitenciários de diversos presídios do estado participaram de um treinamento. Eles serão responsáveis por repassar as informações para outros colegas, em parceria com a Escola Penitenciária.

Crise prisional
Nesta semana, representantes do governo estadual e federal estiveram na Costa Rica para dar explicações à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre violações de direitos humanos no Complexo Prisional do Curado, maior presídio do estado. Novas denúncias foram feitas por representantes de direitos humanos, que pediram providências à Corte Internacional.
Nos últimos meses, a unidade registrou série de rebeliões que deixou mortos e feridos. No domingo (27), um morador da vizinhança foi morto por uma bala perdida, em meio a um tumulto numa das unidades do conjunto do Curado.

Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário