sábado, 3 de outubro de 2015

Detentos de presídio de RR fogem por buraco feito entre guaritas, diz policial

Um dos foragidos seroa Valterlins Morales condenado por roubo (Foto: Divulgação/)Um dos foragidos seria Valterlins
Morales  (Foto: Divulgação/Polícia)
Policiais militares da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, zona Rural de Boa Vista, revelaram nesta sexta-feira (2) ao G1 terem ocorrido oito fugas do presídio por um buraco em dia de visita. Os presos escaparam em grupos. Entre os fugitivos, está Valterlins Morales da Silva, apelidado de 'Moreno', de 28 anos, que responde por formação de quadrilha e roubo e já fugiu mais de três vezes. Ele é considerado de alta periculosidade.
O governo não informou os nomes dos demais presos que teriam fugido, entretanto, ressaltou em nota que todas as fugas ocorridas nas unidades prisionais de Roraima são devidamente comunicadas aos órgãos competentes. Um policial do presídio relatou como ocorreu a fuga no dia 24 de setembro.
"Eles fizeram um buraco entre as guaritas 2 e 3 e fugiram. Fico me perguntando como não viram esses presos escaparem, pois havia policiais. Coisas absurdas acontecem neste presídio, mas já se tornaram banais", afirma. De acordo com ele, primeiro fugiram quatro detentos. Em seguida, outros quatro também escaparam.
"Depois do primeiro grupo, veio outro e conseguiu fugir porque percebeu que era fácil e estava de 'bolo'. Quando a equipe policial se deu conta sobre o que estava acontecendo, tentou impedir, mas os presos escaparam sem dificuldade alguma", relata.
"O grupo não conseguiu por pouco. Esses presos estavam escondidos esperando o momento certo para escapar", afirma, citando haver descontentamento entre servidores da segurança do presídio.Ainda segundo o policial, um 'bonde' de dez presos se preparava para fugir, mas eles foram interceptados pelos policiais.
"Estão desmotivados porque nada mudou. E assim o sistema é 'tocado', 'empurrado pela barriga'. Falta empenho", sustenta o policial.

De acordo com um agente da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), ainda não houve informação oficial sobras as fugas. "Eles [presos] estão 'na falta' [quando não respondem a chamada]. Seriam oito fugitivos, mas nada oficial", resume.
O que diz o governo
Em nota, a Secretaria de Comunicação do governo estadual afirma que a direção da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo informou que todas as fugas ocorridas nas unidades prisionais de Roraima, bem como a lista dos foragidos, são devidamente comunicadas aos órgãos competentes, que têm a atribuição de apurar as circunstâncias do ocorrido.


Fonte: G1 Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário