terça-feira, 26 de novembro de 2013

REVIVER assume o Presídio do Agreste em Alagoas


Pesidio do Agreste/AL

O governador Teotonio Vilela Filho na última terça feira, 19, inaugurou o novo Presídio do Agreste. A unidade fica na zona rural do município de Girau do Ponciano, a 600 metros da rodovia AL 220. A unidade contará com 789 vagas do sexo masculino e vai absorver os reeducandos que se encontram recolhido no presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza em Arapiraca. além de atender toda região.
A solenidade de inauguração contou com a presença dos Diretores da REVIVER, dos secretários de Estado da Defesa Social, Cel Dário Cesar, da Infraestrutura, Marco Fireman, e da Articulação Política, Rogério Teófilo; o superintendente de Administração Penitenciária, cel. Carlos Luna; o desembargador Tutmés Airan; o procurador geral de Justiça, Sérgio Jucá; o prefeito de Girau do Ponciano, Fábio Aurélio; os deputados estaduais Gilvan Barros e Inácio Loiola, dentre outras autoridades.
A unidade é um marco na área prisional em Alagoas, pois além de atender o que é exigido pela Lei de Execução Penal- LEP, desafogará as Delegacias do Estado. A estrutura do presídio do Agreste segue padrões de segurança e gerenciamento inovadores, o governador Teotonio Vilela destacou a importância da construção do Presídio do Agreste e de uma administração mais humana; “… estamos dando mais um passo nessa direção. São muitas ações e hoje inauguramos mais uma. Esse é um presídio moderno e que segue os princípios da ressocialização, contemplando a assistência aos presos, de modo que Alagoas possa entregar à sociedade homens de bem”, afirmou.
O projeto da obra obedece rigorosamente à LEP e atende todas as exigências legais quanto à assistência ao reeducando; como material , saúde, jurídico, educacional, ocupacional e religioso promovendo permanentemente e variados projetos de ressocialização.“Com essa nova unidade evita-se a superlotação, porque quando o preso está em um espaço totalmente indigno, ele não é capaz de enxergar a sua própria humanidade”, argumentou o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), no exercício da presidência, desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo.
O vice-governador José Thomaz Nonô também falou sobre a obra. “Este é um bom local, pois não fica nem em uma área totalmente isolada e nem no meio da cidade. É o local adequado, no momento adequado, com a gestão adequada”, expôs. “Tenho orgulho de participar desse Governo, que está reeducando o Estado como um todo”, completou.
O gerenciamento é outro diferencial, a unidade será o primeiro presídio de Alagoas gerido pelo modelo de cogestão uma parceria entre o Governo de Alagoas e a empresa REVIVER Administração Prisional, que operacionaliza oito (8) unidades em todo Brasil, “… nosso sentimento é o mais positivo possível, pois o estado de Alagoas tem desenvolvido nos últimos anos uma série de ações visando a melhoria do sistema, culminando agora com a construção de uma unidade com tecnologia moderna atendendo aos mais exigentes critérios de segurança, temos a mais absoluta certeza que em pouco tempo o Presídio do Agreste será a unidade modelo do estado de Alagoas e uma referência para todo o Brasil”, afirmou o diretor-presidente Odair Conceição .
Para o desembargador Tutmés Airan que visitou o Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho- COMPAJAF, em Aracaju/SE, uma unidade operacionalizada pela REVIVER há quatro (4) anos . “Este novo modelo de gestão se mostra capaz de cumprir a lei de execução penal, tratando o detento com dignidade para que ele saia recuperado. O reeducando deve ser tratado com regras, seguir normas e ser castigado quando necessário, mas deve ser sempre lembrado de que ele é um humano também, senão o custo social será enorme”, afirmou o magistrado.
REVIVER e o Presídio do Agreste
Ascom Reviver
Ascom Reviver
O Presídio do Agreste é a maior unidade no Brasil gerida no sistema de cogestão, com 789 vagas destinadas para reeducandos do sexo masculino, o Presídio do Agreste tem seis alas, com 768 celas coletivas que poderão abrigar até oito reeducandos, 19 celas individuais e duas celas para portadores de necessidades especiais.
Além de uma estrutura mais adequada, o Presídio do Agreste conta ainda com um novo gerenciamento, a unidade será a primeira do Estado a seguir o modelo de cogestão, no qual a empresa Reviver será responsável pelos serviços internos, enquanto transporte, escolta, remoção e supervisão ficarão a cargo da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP).
O projeto da obra obedece à Lei de Execução Penal Nº 10.792, de 1º de dezembro de 2003, e atende todas as exigências legais quanto à assistência ao interno em campos como saúde, material, jurídico, educacional e religioso. Iniciada em novembro de 2012, a unidade está sendo entregue pronta para atender com toda a capacidade.
O método escolhido para a construção foi o Sistema Construtivo Penitenciário (Siscopen), composto por celas pré-fabricadas construídas com materiais quatro vezes mais resistentes que os utilizados nas edificações convencionais. Entre as principais vantagens do método estão à economia e praticidade operacional.
A Reviver traz para o Presídio do Agreste toda a sua experiência em gestão prisional, sendo a única empresa em gestão prisional no mundo (até a presente data) com certificação ISO 9001:2008, já desenvolveu e patenteou um software para administração prisional o SIAP – Sistema Integrado de Administração Prisional.
Com expertise no desenvolvimento de projetos visando a modernização e principalmente humanização do sistema prisional, priorizar a ressocialização através do cumprimento da Lei de Execução Penal; a prestação integral das assistências materiais, social, educacional, religiosa, cultural, saúde, pratica regular de atividades físicas; implantando fábrica de corte e costura, serigrafia, contemplando outras linhas de produção nas quais será utilizada mão de obra do reeducando.
Na área de educação será implantado o ensino regular contemplando alfabetização, ensino fundamental, médio, e cursos profissionalizantes, além de oficinas de artesanato e toda modalidade de atividades culturais.
Para esse novo projeto foram deslocados para a região profissionais de todas as áreas; como suprimentos para cadastrar os fornecedores locais, aquisição de todos os equipamentos, móveis e utensílios para implantação da unidade, instalação de equipamentos na área de segurança, lavanderia e cozinha industrial, dentre outros. Logo após dos criteriosos processos seletivos, foi ministrado pela REVIVER o curso de capacitação em unidade prisional com profissionais especializados, na primeira etapa foram contratados um efetivo de 265 Colaboradores.
As áreas de vivência dos reeducandos e do trabalho dos agentes penitenciários e de controle da unidade foram projetadas para viabilizar as atividades do cotidiano dos reeducandos, mas priorizando a segurança dos agentes, dos funcionários e das visitas, facilitando a logística do complexo. As celas também possuem isolamento térmico, diminuindo o consumo de energia elétrica.

9 comentários:

  1. Se o governo de Alagoas soubesse que essa empresa REVIVER deu um calote no governo da Bahia, na implantação do presidio de Eunápolis onde eles tinham que fazer um investimento de 3.0000, milhões e não colocarão um centavo jamais contrataria, esses espertinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Companheiro é uma pena vc não ter se identificado, mais como somos totalmente democráticos estamos respondendo seu protesto, a empresa Reviver hoje aqui no Brasil assume com uma das melhores no ramo da terceirização prisional, e este comentário que sem conhecimento de causa, pois o que nos chegou a nosso conhecimento e que realmente avia uma amortização para fazer quando a empresa vencedora assumisse o contrato como por motivo judicial inicialmente a SEAP faz glosa ( desconto) na fatura da empresa no valor da amortização e hoje nada mais é devido ou Estado ou quem quer que seja pois esta empresa ainda é uma das que menos traz problema aos trabalhadores. SINTRADISPEN

      Excluir
  2. Quando vai abrir inscrição para o curso da penitenciaria reviver do agreste?
    Já trabalho na área de segurança e tenho interesse!

    ResponderExcluir
  3. sou técnico de enfermagem está precisando de um tecnico estou aqui com tempo livre

    ResponderExcluir
  4. Não estou conseguindo enviar curriculum de pessoas interessadas no cargo oque devo fazer

    ResponderExcluir
  5. Não consigo cadastrar meu CPF o sistema copia outros números

    ResponderExcluir
  6. Não consigo cadastrar meu CPF o sistema copia outros números

    ResponderExcluir
  7. Não consigo cadastrar meu CPF o sistema copia outros números

    ResponderExcluir
  8. Vagas para Evangelho voluntário?

    ResponderExcluir