sábado, 26 de setembro de 2015

Polícia recaptura mais dois fugitivos de presídio na Grande Fortaleza

Mais dois presos que fugiram da Casa de Privação Provisória de Liberdade I, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram recapturados nesta sexta-feira (25) no Ceará. Segundo informações da Secretaria de Justiça (Sejus), os dois fugitivos foram encontrados no município de Caucaia.
Com as prisões, a polícia conseguiu recapturar cinco dos dezesseis presos que fugiram na madrugada de quinta-feira (23). No mesmo dia, três pessoas foram encontrados e um homem que deu apoio à fuga foram presos  A fuga ocorreu em duas celas da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I).
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa, os presos podem ter fugido entre 17h de quarta-feira (22) e 6h desta quinta (23), período em que ficam totalmente trancados.
Equipes do Cotam estiveram na CPPL na manhã desta quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)Equipes do Cotam estiveram na CPPL na manhã desta quinta-feira (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Ainda de acordo com o presidente do Sindasp, estima-se que aproximadamente 16 detentos escaparam. O buraco dentro de uma cela da rua C do pavilhão 3, quando os agentes prisionais foram liberar os detentos para tomarem café da manhã. Por este motivo também, ainda não se sabe ao certo a hora da fuga.
O grupo tático da Polícia Militar foi acionado para fazer as buscas e verificar o túnel. Barbosa disse ainda que apenas oito agentes prisionais fazem a segurança do complexo durante a noite, para 1.400.

Fonte: G1 Globo

Detento é agredido dentro de cela no Presídio de Barbacena

Um detento de 23 anos foi agredido por outros quatro dentro da cela no Presídio de Barbacena nesta quinta-feira (24). O jovem disse aos policiais militares que a briga foi motivada por um desentendimento antigo com um dos detentos. Segundo a Secretaria de Estado de Desfesa Social (Seds), a direção da unidade instaurou um Procedimento Interno para apurar o ocorrido.
De acordo com a Polícia Militar (PM), o jovem foi agredido por um detento de 19 anos, dois de 33 e outro de 42. A vítima teve escoriações nas costas e nos braços, foi encaminhada a um hospital de Barbacena e já retornou à unidade.
Já os suspeitos foram levados à delegacia. O G1 ligou para a Polícia Civil para saber o andamento do caso, mas as ligações não foram atendidas.
A Seds informou que os detentos envolvidos na briga serão submetidos ao Conselho Disciplinar da Penitenciária e sofrerão sanções administrativas.

Fonte: G1 Globo

Troca de tiros em RR deixa agente penitenciário e assaltante feridos

Suspeito atirou contra agente que chegava para ajudar amigo (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)Suspeito atirou contra agente; bala entrou pelo para-brisa
e saiu pelo vidro traseiro (Foto: Marcelo Marques/G1 RR)
Um agente penitenciário de Roraima foi baleado na noite deste sábado (19) durante tentativa de roubo no bairro Jardim Olímpico, zona Oeste de Boa Vista. Enielson Lucena Araújo, de 18 anos, suspeito de efetuar o disparo, foi atingido na perna durante a troca de tiros que envolveu ainda um colega de profissão da vítima. As informações foram dadas neste domingo (20) pelo delegado Paulo Henrique, responsável pelo caso.
A Polícia Militar apreendeu também um adolescente de 17 anos, que seria comparsa de Enielson Araújo. De acordo com o delegado, o agente estava de motocicleta quando foi parado na rua pela dupla. Atrás dele, seguia o colega de profissão em um carro.
"Eles abordaram a vítima, que reagiu por temer pela vida. Iniciaram uma troca de tiros. Neste momento, o amigo, que vinha atrás, deu apoio e atirou contra o criminoso. Tanto o agente quanto o assaltante foram baleados", conta Paulo Henrique. Com o suspeito, foi apreendido um revólver calibre 38 com três munições, duas delas usadas.
O carro do agente penitenciário que prestou apoio ao colega foi atingido por um tiro efetuado por Enielson Araújo. "Ele [suspeito] atirou para matar os dois agentes. A bala foi disparada na direção do motorista, entrou pelo para-brisa e saiu pelo vidro traseiro. Por pouco, não o acertou", afirma o delegado.
Arma calibre 38 foi apreendida usada para atirar contra agentes foi apreendida (Foto: Marcelo Marques/ G1 RR)Arma calibre 38 usada para atirar contra agentes foi
apreendida (Foto: Marcelo Marques/G1 RR)
Vítima e suspeito feridos foram levados para o Hospital Geral de Roraima. O agente foi atendido e passa bem. Araújo continua internado e, quando receber alta, será conduzido à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
"Ele foi autuado em flagrante por latrocínio tentado e será levado para a penitenciária do estado. O adolescente será encaminhado para o Centro Socioeducativo [CSE] e responderá pelo mesmo crime. Eles iam levar a motocicleta do agente para assaltar uma lan house no bairro Pintolândia                                                                                      [zona Oeste da capital]", revela o delegado.

Fonte: G1 Globo

Agentes encontram celular jogado no pátio de presídio em Guajará, RO

Aparelho foi levado até a Delegacia de Polícia Civil (Foto: Júnior Freitas/ G1)Aparelho foi levado até a Delegacia de Polícia
Civil (Foto: Júnior Freitas/ G1)
Um agente penitenciário encontrou um celular com chip e um carregador, na quinta-feira (24), na Casa de Detenção de Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. Segundo a unidade prisional, o agente avistou um embrulho de esponja jogado no pátio durante a revista de rotina. Ao abrir a embalagem encontrou os produtos. Ele acredita que o pacote foi jogado por cima do muro.
De acordo com os agentes, no início da semana também foram encontrados um aparelho celular com chip, dois carregadores, duas armas artesanais e dois cachimbos usados para consumir drogas. Os objetos foram achados nas celas e foram entregues na delegacia de Polícia Civil. Nenhum dos presos assumiu ser o dono dos objetos encontrados.
A Polícia Civil está investigando como os detentos tiveram acesso aos objetos. A suspeita de que os celulares estariam sendo jogados pelo muro do prédio ainda está sendo investigada. A perícia técnica vai verificar o conteúdo dos registros de chamadas e mensagens dos aparelhos encontrados.

Fonte: G1 Globo

Agente penitenciário é assassinado dentro de sua casa em Maruim

Um agente penitenciário de 69 anos que estava em férias foi morto a tiros na varanda da sua residência na noite da terça-feira (24) no município de Maruim, localizado a 30Km de Aracaju.
De acordo com a esposa da vítima, um homem foi visto passando em uma moto duas vezes em frente a residência da família como que se estivesse tentando localizar o agente. Na segunda vez conseguiu visualizá-lo na varanda, parou e disparou tiros contra ele.

Mesmo ferido, o agente tentou entrar em casa mas não conseguiu e caiu. O suspeito desceu da moto, entrou na varanda e baleou a vítima mais algumas vezes e ele morreu. O homem fugiu em seguida mas foi visto por moradores da região.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal.

Fonte: G1 Globo

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Maníaco da Cruz surta em presídio de MS e agride agente com vassoura

Maníaco da Cruz é transferido para CG (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)Maníaco da Cruz está preso em Campo Grande (Foto: Tatiane Queiroz/G1 MS)
O jovem que ficou conhecido como Maníaco da Cruz aos 16 anos, por matar três pessoas em Rio Brilhante (MS) em 2008, teve um surto e agrediu um agente penitenciário com um cabo de vassoura no domingo (20), em Campo Grande. O caso aconteceu dentro do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), onde ele está preso e recebe tratamento psiquiátrico em ala especial de saúde.
Nesta segunda-feira (21), o diretor-presidente do Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa, confirmou ao G1 o surto do Maníaco e informou que o rapaz fica em ala isolada dos demais presos. Stropa reconheceu a complexidade do caso.
Maníaco da Cruz será transferido para Campo Grande nesta quarta  (Foto: Reprodução/TV Morena)Maníaco da Cruz foi apreendido em 2008
(Foto: Reprodução/TV Morena)
Há sete anos, ele foi apreendido depois de matar três pessoas e cumpriu medida socioeducativa em Unidade Educacional de Internação (Unei) até os 21 anos, quando atingiu a maioridade penal e deveria ter sido solto, conforme a lei.
Mas, de acordo com o processo, ele não pode ser reinserido ao convívio social, com base em laudos que atestam que poderia voltar a matar. Porém, também não consegue internação em manicômio judiciário para tratamento psiquiátrico, como foi determinado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS).
Nesse impasse, o Maníaco da Cruz continua preso, mantido em ala especial de saúde, onde recebe tratamento psiquiátrico.
"Por ordem do judiciário, estamos absorvendo-o no IPCG e ali ele tem uma cela separada, espaço separado, fica isolado, mas recebe acompanhamento de saúde", explicou. Segundo Stropa, o Maníaco alterna momentos de tranquilidade com surtos.
"Neste momento, de surto, nossos servidores estão preparados para contenção sem machucá-lo, porque se trata de uma pessoa doente e a gente tem que tratado com cuidado. Tinha um cabo de vassoura que estava por ali e ele atingiu o agente sem maiores consquências. O desafio da Agepen é mantê-lo ali, no eventual momento de surto temos que contê-lo sem que ele seja machucado", ressaltou Stropa.
Segundo o boletim de ocorrência, registrado pelo agente, a agressão aconteceu no horário de almoço, quando o Maníaco jogou a marmita e outros objetos na direção de outros presos. O servidor público, de 36 anos, informou à polícia que o preso cuspiu em outros agentes e fez ameaças aos servidores, enquanto era recolhido do banho de sol para a cela.
Com um cabo de vassoura com a ponta quebrada, o Maníaco atingiu o braço do agente, que ficou ferido. Ainda segundo a vítima, o rapaz falava frases desconexas, tirava a roupa e apresentava agressividade há cerca de três semanas. O caso foi registrado como vias de fato e ameaça.

Fonte: G1 Globo

Desbloquear fundo é insuficiente para melhorar presídios, dizem analistas

Uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que obriga o governo a liberar uma quantia bilionária para a construção e reforma de presídios pode ser insuficiente para melhorar a situação dos presos, disseram ao G1 especialistas que acompanham o assunto.
APLICAÇÃO DAS VERBAS FEDERAIS
PARA PRESÍDIOS (em milhões de reais)
Ano
Disponível
Gasto
2011
R$ 269,9
R$ 91,3
2012
R$ 791
R$ 91,7
2013
R$ 384,2
R$ 73,6
2014
R$ 493,9
R$ 202,2
Fonte: Orçamento da União/Contas Abertas
Para eles, ainda falta vontade política, priorização e capacidade de gestão a fim de garantir condições dignas para a população carcerária.
No último dia 9 de setembro, o STF determinou que o governo federal libere todo o saldo do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), atualmente de R$ 2,4 bilhões, segundo o Ministério da Justiça.
O dinheiro, proveniente de taxas pagas em ações na Justiça e parte das apostas em loterias federais, vem se acumulando há 15 anos sem total destinação para melhoria das penitenciárias e cadeias no país.
Apesar da cifra, todos os anos o governo reserva menos recursos ao orçamento do fundo, que, mesmo assim, não é inteiramente gasto na área (veja na tabela ao lado).
Até junho deste ano, por exemplo, o governo desembolsou menos que 10% do disponível: R$ 46,4 milhões dos R$ 541,8 milhões autorizados no Orçamento de 2015, segundo levantamento realizado pela ONG Contas Abertas, que monitora os gastos públicos com dados oficiais.
Além de bloqueios frequentes do próprio governo federal para fazer caixa, boa parte do dinheiro não é gasto por problemas enfrentados pelos estados.
Um levantamento feito pelo Ministério da Justiça a pedido do G1 no ano passado mostrou que, de 2004 a 2013, 15 estados e o Distrito Federaldeixaram de usar R$ 187 milhões liberados pelo governo federal.
Entre os diversos motivos alegados, destacam-se a falta de recursos dos próprios estados para completar as obras, cancelamentos por atrasos, inadequação de projetos, problemas em licitações, suspeitas de irregularidades e trocas no comando dos governos estaduais. Uma reclamação frequente são as exigências e a burocracia da União para soltar o dinheiro.
Os estados têm dificuldades, falta vontade política para formular políticas públicas para usar aqueles recursos, presos não são prioridade. Há uma outra questão que é o excesso de burocracia do Ministério da Justiça", explica o advogado Daniel Samento, que representou o PSOL, autor da ação com o pedido de desbloqueio do Funpen.

No ano passado, segundo dados do Ministério da Justiça, dos R$ 253,1 milhões disponibilizados aos estados, R$ 146,8 milhões foram gastos, dos quais a maior parte (R$ 134,5 milhões) para pagamentos de obras contratadas em anos anteriores.
Mudança de postura
Com a recente decisão do STF de aumentar os recursos a serem disponibilizados, os governos terão de mudar a postura para garantir as melhoras, diz o jurista.
"Em vez de pegar e bloquear, é preciso que as partes sentem para que, por exemplo, a União busque de alguma maneira capacitar os estados a formular projetos adequados. Mas, por outro lado, que a União seja mais flexível em relação a essas burocracias", afirma.
Outra forma de efetivar a aplicação dos recursos, lembra Sarmento, é a possibilidade de o próprio Judiciário obrigar estados a construir presídios, conforme outra decisão recente do STF, proferida em agosto a pedido do Ministério Público no Rio Grande do Sul.
Professor e pesquisador da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, o também jurista Rubens Glezer afirma que a decisão do STF na ação sobre o Funpen ainda poderá avançar mais, quando os ministros julgarem outros pedidos feitos pelo PSOL, ainda não analisados. Trata-se de obrigar governos federal e estaduais a formularem planos amplos para melhorar todo o sistema penitenciário, sob supervisão do Judiciário.
"O Judiciário deveria exigir políticas públicas estruturais comprometidas com prazos e projetos", diz Glezer. Ele também defende a atuação mais incisiva do Judiciário por entender que políticos quase sempre ignoram quando disputam cargos no Legislativo e no Executivo.
"Nós sabemos que a pauta carcerária não traz votos. Propagandas políticas de modo geral não sinalizam interesse em defender os direitos dos presos porque no discurso geral se tem a ideia de que cuidar do direito dos presos num país como o nosso é um descaso para as pessoas que seguem as leis. E o que se perde de vista é que as pessoas presas precisam voltar depois e ser reintegradas à sociedade", afirma.
Como solução para o efetivo uso dos recursos agora disponíveis, Gil Castello Branco, diretor da ONG Contas Abertas, chama a atenção para a melhoria da capacidade de gestão, medida que também pode receber investimentos do Funpen.

"O governo vai precisar se reestruturar, fazer seminário, organizar eventos, ensinar, mostrar como os estados podem obter e efetivamente fazer com esses recursos. É preciso que o governo, que já convive com essa dificuldade há várias décadas, tenha capacidade de identificar as dificuldades que os estados têm e auxiliá-los".

Procurado pelo G1 para informar os planos que tem para aplicar o dinheiro, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça e que adminstra o Funpen, disse que só irá se manifestar sobre o assunto depois de notificado da decisão do STF.

Fonte: G1 Globo

Agentes flagram marmita com fundo falso no presídio da Mata Escura

gentes penitenciários do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, encontraram durante revista na manhã deste sábado (19) uma 'marmita' com fundo falso destinado a um dos detentos. O vasilhame com uma porção de comida, no melhor estilo 'prafo feito' (Pf), encobria uma camada plástica que escondia aparelhos celulares, chips e fones. Assista o vídeo aqui

Porém, apesar do esforço demonstrado pelos agentes, uma ronda realizada na Unidade Especial Disciplinar (UED), na sexta-feira (18), flagrou diversos produtos nas celas dos presos.
Em uma dispensa informal, os detentos dispunham de produtos de perfumaria, alimentos enlatados, drogas, além de diversas baterias e fones para celulares. O Bocão News tenta contato com a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para saber o que está sendo feito para efetivar a fiscalização na entrada da unidade prisional.

Fonte: Bocão News

Após fuga, presidiários de Sergipe são presos em Lauro de Freitas

Três presidiários foragidos de penitenciárias sergipanas foram presos em Lauro de Freitas, durante ação conjunta das polícias Civil da Bahia e de Sergipe. Rosival dos Santos Oliveira, o "Val Cachorrão", de 35 anos, Clarisvaldo Ribeiro Ramos e Wesley Santos da Silva, ambos de 30 anos, já foram recambiados para aquele estado.
 
Segundo nota da Polícia Civil, Rosival e Clarisvaldo fugiram há um mês do Presídio Regional Senador Leite Neto, no município de Nossa Senhora da Glória, e Wesley há oito meses, do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copecam), em São Cristovão, região metropolitana de Aracaju. Todos cumpriam pena por homicídio e tráfico de drogas. 
 
Uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38 e documentos de identidade falsos foram apreendidos com o trio, autuado por porte ilegal de arma e falsidade ideológica, pelo delegado Maurício Moradillo, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). As armas seguiram para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
 
Além do Draco, participaram da ação policiais do Centro de Operações Especiais (COPE) e da Coordenadoria da Polícia Civil do Interior (COPCI), ambas unidades da polícia civil sergipana.

Fonte: Bocão News

Brasil vai ter que explicar à OEA onda de rebeliões em presídios de PE

Conflito começou porque presos reclamam da nova administração e demora na entrada de visitantes (Foto: Reprodução/TV Globo)Rebelião registrada no Complexo do Curado em janeiro deste ano deixou três mortos, incluindo um policial.(Foto: Reprodução/TV Globo)
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), convocou o Estado brasileiro para uma audiência pública na segunda-feira (28), com o objetivo de receber explicações sobre a onda de violência e mortes no Complexo Prisional do Curado, no Recife. Três pessoas morreram na última rebelião, em janeiro deste ano, incluindo um policial. A audiência será realizada na Costa Rica, às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da Corte.
O complexo é um dos maiores do país e tem quase sete mil presos para 2.200 vagas, de acordo com um dossiê divulgado por entidades de direitos humanos. Após analisar centenas de denúncias, a Corte publicou uma resolução sobre o caso específico do complexo em 22 de maio de 2014, afirmando que “é dever do Estado tomar as medidas necessárias para proteger e garantir o direito à vida e à integridade pessoal das pessoas privadas de liberdade”.
O documento diz também que o Brasil deve “adotar medidas que possam favorecer a manutenção de um clima de respeito aos direitos humanos”, além de evitar a presença de armas em poder dos internos, evitar a superlotação, entre outras providências.
Na reunião marcada para a próxima semana, o Brasil terá 30 minutos para apresentar um relatório sobre o cumprimento das ações provisórias ordenadas pela corte. Em seguida, os representantes de entidades de direitos humanos terão mais 30 minutos para fazer considerações sobre o material apresentado pelo País, podendo apresentar novas provas de violação aos direitos. As partes podem solicitar réplica e tréplica, cada uma com 10 minutos. Ao fim, a Comissão Interamericana vai expressar opinião.
G1 entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Dossiê
Entre as entidades envolvidas na denúncia à OEA estão a Pastoral Carcerária, o Serviço Ecumênico de Militância nas Prisões (Sempri), a Justiça Global e a Clínica Internacional de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard. Em fevereiro deste ano, o grupodivulgou um dossiê sobre o caso na internet, com o objetivo de chamar atenção para a situação do Complexo.
O dossiê de 715 páginas, que pode ser consultado em versão online, relata casos de violência, tortura, superlotação e falta de responsabilização dos funcionários envolvidos em abusos em um dos maiores presídios do país, que tem quase sete mil presos para 2.200 vagas

Fonte: G1 Globo

Agentes encontram drogas dentro de cela em presídio de Divinópolis

Direitos Humanos fará visita para apurar superlotação de presídio (Foto: Anna Lúcia Silva/G1)Agentes encontram drogas dentro de presídio
(Foto: Anna Lúcia Silva/G1)
Agentes do Presídio Floramar, em Divinópolis, encontraram cinco porções de maconha dentro de uma cela, neste domingo (20). Segundo Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), por volta das 16h, os agentes retornaram com os presos para as celas após a visita social. Neste momento eles encontraram o material em uma das celas.
A Seds informou ainda que as buchas estavam com um detento de 34 anos que será ouvido pela Comissão Disciplinar da unidade e poderá sofrer sanções administrativas. A direção geral da unidade instaurou um procedimento interno para apurar o caso. A Polícia Militar foi acionada para registrar o Boletim de Ocorrência e a unidade segue rotina normal.

Fonte:G1 Globo

Justiça interdita presídio feminino no Ceará que enfrenta lotação

Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa (Foto: Sejus/Divulgação)Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa
(Foto: Sejus/Divulgação)
A Justiça interditou nesta segunda-feira (21) o presídio feminino Desembargadora Auri Moura Costa, no Ceará por um prazo de quatro meses, devido à superlotação da unidade. A decisão é do juiz corregedor dos Presídios de Fortaleza, Luiz Bessa Neto. A proibição não alcança presas condenadas em regime fechado.
Na decisão, o magistrado determinou que “as internas em estado maternal deverão ser separadas das demais, sejam provisórias ou condenadas, e quando possível, observado o limite de vagas da creche, serem ali internadas a partir do sexto mês de gestação”.
De acordo com a determinação, a diretoria do presídio feminino Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, na Grande Fortaleza, deve encaminhar dados semanais ao Juízo Corregedor dos Presídios informando os níveis de encarceramento.
Para tomar a decisão, o corregedor considerou um pedido da Defensoria Pública do Estado (DPE), que denuncia irregularidades na gestão de encarceramento, como excesso prisional. Segundo documentos da DPE, a unidade tem atualmente o dobro da capacidade máxima.Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado que ao órgão 'somente o cumprimento da determinação". "A Sejus acredita que o projeto Audiência de Custódia, iniciado no último dia 21 de agosto e que apresenta o preso em flagrante a uma autoridade judicial no menor tempo possível para que este decida sobre a necessidade ou não da prisão preventiva, deverá, a médio prazo, reduzir a população carcerária.", diz a nota.
Em relação à capacidade específica para presas provisórias, o presídio “alcançou o limite de mais de 500% de internas em face das condenadas em regime fechado e que essa realidade agride as recomendações das Regras Mínimas para o Homem Encarcerado da Organização das Nações Unidas”.
A justiça cita ainda em sua decisão que há encarceramento recente de presas provisórias junto a presas condenadas (contrariando a finalidade do IPF de acolher presas condenadas); e a necessidade de "cuidar de forma mais adequada das gestantes encarceradas no local".

Fonte: G1 Globo

Polícia apura desenho que seria de projeto de explosão de presídio na BA

Projeto para explosão de presídio na Bahia (Foto: Liberdade News)Desenho seria um projeto para explosão de presídio na Bahia (Foto: Liberdade News)
A polícia investiga se um desenho encontrado em uma agenda seria esboço de um "projeto" para criminosos explodirem o presídio de Teixeira de Freitas, cidade na região sul da Bahia. As anotações foram achadas durante operação contra o tráfico de drogas em Prado, no extremo-sul. Na ocasião, uma adolescente de 14 anos, grávida, foi apreendida por portar uma quantidade de drogas. Um outro jovem também foi conduzido para a delegacia. Os dois prestaram esclarecimentos e foram liberados. A abordagem foi realizada no domingo (20).
Segundo informações da 8ª Coordenadoria de Polícia Civil (Coorpin) de Teixeira de Freitas, inicialmente, policiais receberam denúncia da existência de drogas na casa da adolescente. Ao chegar ao local, a equipe encontrou a adolescente ao lado de fora do imóvel, conversando com o jovem, que não teve a identidade divulgada.
De acordo com a polícia, durante a revista no interior da casa, foram localizadas sete buchinhas de maconha, que a adolescente confirmou serem dela e do esposo - que não foi localizado -. Além disso, a equipe encontrou a agenda com esboço do "projeto", que seria para explodir o presídio. Ao ser questionada sobre a existência da agenda, a garota teria negado saber do que se tratava.
Conforme a polícia, o jovem não ficou preso por falta de indícios, já que a adolescente disse que ele não tem relação com a droga encontrada e que estavam somente conversando ao lado de fora da casa da suspeita. A Polícia Civil investiga o caso.

Fonte: G1 Globo

Suspeito de tráfico e adolescente são detidos com arma e drogas em Prado

Uma adolescente de 13 anos e um homem de 19, foram detidos no bairro de São Braz, no município de Prado, no Sul da Bahia, na tarde deste domingo (20), durante uma abordagem da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
 
 
Segundo o site Sul Bahia News, Evaldo Silva Pinheiro e a menor estavam em atitude suspeita e foram abordados pelos policiais. Com a dupla foram encontradas sete buchas de maconha, uma arma de pressão, e a planta de um presídio, que segundo eles, seria utilizada num plano de resgate aos internos, ainda não há informações se o Conjunto Penal seria do Teixeira de Freitas. 
 
 
Os dois foram apresentados na sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Teixeira de Freitas, onde serão ouvidos e ficarão detidos a disposição da justiça.


Fonte: Bocão News

Dupla tenta 'escalar' muro de presídio em MG para jogar drogas e celulares

Dois jovens de 19 e 24 anos e dois adolescentes de 16 e 17 anos foram detidos ao tentar jogar drogas e celulares no presídio de Barbacena na madrugada desta segunda-feira (21). De acordo com a Polícia Militar (PM), os adolescentes, flagrados escalando o muro com uma sacola, foram os mesmos que tentaram arremessar drogas no presídio neste sábado (19).
Com os suspeitos foram apreendidos quatro tabletes de maconha, dois celulares, um carregador e material para preparo de cigarro. Os militares contaram que os jovens de 19 e 24 anos foram abordados na Praça do Globo dando cobertura aos adolescentes. O grupo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Barbacena.
No sábado, os adolescentes foram abordados próximos ao presídio com drogas e R$ 10. Eles foram levados para a delegacia e liberados.

Fonte: G1 Globo

Jovem tenta entrar em presídio com droga escondida em garrafa térmica

Droga estava escondida dentro de garrafa térmica (Foto: Kleyton Santos/Arquivo pessoal)Droga estava escondida dentro de garrafa térmica (Foto: Kleyton Santos/Arquivo pessoal)

Uma adolescente de 15 anos foi apreendida na sexta-feira (18) quando tentava entrar na Casa de Detenção de Pimenta Bueno (RO) com drogas escondidas em uma garrafa térmica. De acordo com a direção da unidade, a adolescente estava acompanhada por um homem de 42 anos.
Ao ser questionada sobre a origem da droga, a adolescente disse que recebeu uma carta pedindo que ela encontrasse um homem que lhe entregou a garrafa para ser levada ao detento. A jovem alega que não sabia que havia drogas escondidas na garrafa.Conforme a direção, os agentes penitenciários desconfiaram do comportamento da jovem enquanto aguardava ser liberada para visitar um homem que cumpre pena no local. Foi realizada revista e encontraram cerca de 160 gramas de maconha escondidas entre a capa e manta térmica de uma garrafa térmica, que estava com adolescente.
Depois de ser flagranteada, a menino e o homem que a acompanhava foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil, onde foram apresentadas ao delgado de plantão.

Fonte: G1 Globo

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Agentes encontram celulares e drogas em presídio de Ariquemes, RO

Aparelhos e drogas estavam nas celas 1 e 5 da Casa de Detenção (Foto: Sejus/ Divulgação)Aparelhos e drogas estavam nas celas 1 e 5 da Casa de Detenção (Foto: Sejus/ Divulgação)
Agentes penitenciários encontraram nove aparelhos celulares, 35 porções de drogas, além de carregadores e fones de ouvido durante uma revista de rotina realizada na tarde de segunda-feira (14), nas celas da Casa de Detenção de Ariquemes (RO), município no Vale do Jamari.

Conforme os agentes da unidade prisional, os detentos mantinham escondidos os objetos nas camas de concretos. Os produtos foram encontrados nas celas 1 e 5. A vistoria ocorreu enquanto os apenados se encontravam na quadra de esportes, sendo concluída durante a noite.

Os objetos encontrados foram encaminhados até a Polícia Civil, onde será instaurado um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a entrada dos produtos na casa de detenção, assim como os responsáveis.

Fonte: G1 Globo

Após 1 ano sem revista, 86 celulares são encontrados em presídio no AM

Celulares foram apreendidos durante revista realizada no presídio nesta terça (Foto: (Foto: Seap/Divulgação))Celulares foram apreendidos durante revista realizada
no presídio nesta terça (Foto: (Foto: Seap/Divulgação)
A polícia apreendeu nesta terça-feira (15) 86 celulares e armas dentro da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), localizada na Zona Leste de Manaus, durante uma revista. De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a unidade não passava por fiscalização há quase um ano. Uma sindicância deve apurar a entrada do material proibido no presídio.
Além dos celulares, as equipes apreenderam 82 peças de estoque, seis tesouras e duas facas.

A ação teve o apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM).
A Seap também comunicou que vai abrir uma sindicância para apurar a facilitação de entrada de material proibido no presídio."Durante a revista, os agentes também retiraram dos corredores os bebedouros para uma vistoria dentro das peças, que poderiam ter sido utilizadas para esconder material ilícito. Os bebedouros são autorizados para garantir que os internos possam ter acesso pelo menos a água fria, devido às elevadas temperaturas dentro dos presídios", informou a secretária.

Ainda durante a revista, a Seap informou ter encontrado porções de substância entorpecente com um detento. Ainda conforme a assessoria da Secretaria, o interno assumiu ser dono de 90 trouxinhas de maconha e 300 gramas de pasta base de cocaína, além de R$ 263. O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), onde será autuado em flagrante.
A Seap também comunicou que vai abrir uma sindicância para apurar a facilitação de entrada de material proibido no presídio.

Fonte: G1 Globo

Revólver calibre 38 é encontrado em presídio de Pernambuco

Revólver calibre 38 com cinco munições foi encontrado no Cotel (Foto: Fernando Portto/SJDH/Divulgação)Revólver calibre 38 com cinco munições foi encontrado no Cotel (Foto: Fernando Portto/SJDH/Divulgação)
Um revólver calibre 38, com cinco munições intactas, foi encontrado no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, na tarde desta segunda-feira (14). A arma foi localizada por agentes de segurança penitenciária escondida em um saco preto, na área externa dos pavilhões.
Uma sindicância foi aberta para apurar como o revólver entrou no presídio. A arma vai ser encaminhada à polícia, com um pedido para periciar o objeto e instaurar um inquérito policial, de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

Fonte: G1 Globo

Detento volta para presídio após cirurgia para retirar celulares do ânus

Detento introduziu dois celulares no ânus (Foto: Arquivo Pessoal)Detento introduziu dois celulares no ânus (Foto: Arquivo Pessoal)












A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou nesta segunda-feira (14) que vai investigar como o detento do Presídio Regional de Montes Claros teve acesso aos dois aparelhos celulares, que foram encontrados no corpo dele no sábado (12). Segundo informações de um agente do presídio, o detento, de 27 anos, reclamou que sentia dores abdominais e foi conduzido para a Santa Casa do município.
No hospital, após exame de raio-x, foram detectados dois aparelhos celulares introduzidos no seu ânus. A assessoria do hospital confirmou que o detento deu entrada no pronto socorro e encaminhado para o bloco cirúrgico. O material foi retirado e o preso retornou à unidade.
Em nota, a Seds informou que ele está preso em regime fechado e cumpre pena por homicídio e roubo. Ainda segundo a Seds, o boletim de ocorrência foi registrado pela Polícia Civil, que também vai investigar o caso. Já a direção da unidade abriu Procedimento Interno para apurar o ocorrido. "O preso será ouvido pela Comissão Disciplinar e sofrerá sanções administrativas, e a unidade segue a sua rotina", finaliza a nota.

Fonte: G1 Globo

Agentes encontram celulares, facas e túnel em presídio da Grande Natal

Celulares, facas e drogas foram apreendidas dentro da unidade prisional (Foto: G1)Celulares, facas e drogas foram apreendidas dentro da unidade prisional (Foto: G1)

Uma revista realizada em conjunto por agentes penitenciários e homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPChoque) encontrou um novo túnel, desta vez na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), localizado na região Metropolitana deNatal. A oepração conjunta foi feita na manhã desta quinta-feira (17).
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), o túnel tinha mais de 10 metros e foi escavado a partir de uma cela do pavilhão 2 da unidade. Além do túnel, foram encontrados cerca de 80 celulares, 14 facas 'peixeira', e sete facas artesanais utilizadas para escavar. Também foram encontrados carregadores de celular e drogas.

Fonte: G1 Globo

Suspeito de estupro é morto dentro de presídio de Teixeira de Freitas

Um detento preso por suspeita de estupro foi morto dentro do presídio da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O caso ocorreu na manhã de terça-feira (16), e a polícia suspeita de vingança. Os autores do crime ainda não foram identificados. A vítima, José Carlos de Jesus, natural da cidade de Mucuri, teria sido morto durante o banho de sol.
O delegado Marcos Vinícius, titular da 8ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin), disse que a polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime. "Até agora não deu para identificar a autoria e nem quantas pessoas participaram do homicídio", destacou, em contato com o G1.
Segundo ele, mais de 300 presos estavam no banho de sol no momento em que o crime ocorreu. O delegado informou que um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâsncias do assassinato.
A polícia também não sabe ainda como o detento foi morto. "Isso somente o laudo pericial vai dizer. Já ouvimos alguns detentos, mas pretendemos colher o depoimento de outros para tentar esclarecer isso".

Fonte: G1 Globo