Do total de 102 presos beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais, apenas 1 não retornou ao Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, oeste do Pará. Com isso, José Garcia Miranda é considerado foragido e terá regressão de regime do semiaberto para o fechado.
(Correção: ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que dois detentos não tinham retornado para o presídio após a saída temporária. Inicialmente, esse foi o número informado pela Susipe, que depois retificou a informação. O erro foi corrigido às 11h20).
O benefício dá o direito aos detentos que cumprem pena em regime semiaberto de aproveitar datas comemorativas em casa com a família. O prazo para o retorno é de sete dias.
Durante a vigência da saída temporária do Dia dos Pais, houve vários casos de beneficiados que voltaram a ser presos por envolvimento com crimes durante estar gozando dos sete dias de liberdade. Casos de assaltos e até mesmo de um detento que voltou para o presídio levando drogas para vender na casa penal foram registrados.
Desde o ano passado, a Vara de Execuções Penais de Santarém autorizou a saída temporária independente de datas festivas.
De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), em todo o Pará, o percentual de não retorno foi de 3,75%, o menor já registrado nos últimos três anos, para o mesmo período.
Fonte:G1 GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário