Após a fuga dos 20 dos presos do Presídio Regional Senador Leite Neto, em Nossa Senhora da Glória, no Sertão de Sergipe, na noite desta última sexta-feira (21), deixando um agente morto e mais dois feridos e gerando a suspensão das visitas em oito presídios do Estado neste final de semana, agentes penitenciários realizaram uma assembleia para decidir como serão as atividades a partir desta segunda-feira (24), além de prestarem uma homenagem ao colega morto.
Os agentes elaboraram um documento para ser entregue ao governador Jackson Barreto e ao secretário de Justiça, Antônio Hora Filho, com as seguintes reivindicações. Entre elas, não levar presos para as audiências nos fóruns, não permitir entrada de visitantes e advogados, além do direito a uma aposentadoria especial e realização de concurso público para a área.
De acordo com dados do sindicato dos agentes penitenciários, nas oito unidades prisionais administradas pelo estado, 4500 presos estão sob a responsabilidade de 400 agentes, ou seja, mais de 100 internos para cada homem. O que contraria a norma estabelecida pelo Ministério da Justiça, que é de 5 presos para um agente.
Disseram ainda que não há armamento, coletes à prova de bala, armas.
Ainda de acordo com o sindicato dos agentes, as visitas continuam suspensas nos presídios.
Fonte:G1 GLOBO
Nenhum comentário:
Postar um comentário