sexta-feira, 27 de março de 2015

Presos fazem rebelião e denunciam falta de assistência, pedem afastamento da Direção da Colônia Penal em Sousa

Durante abertura das celas do Pavilhão 02 na manhã desta quinta-feira (26) para a realização do banho de sol, os detentos na Colônia Penal Agrícola de Sousa, munidos de faixa resolveram realizar um ato de manifestação. 

Subiram ao telhado da unidade de segurança da Colônia Penal Agrícola, e protestaram contra o que eles consideram de maus tratos. 
Com cartazes com dizeres: “precisamos de médico, dentista, assistência social. Hoje aqui não existe nada”. “Queremos paz”. Eles pediam melhorias. 
Informações de familiares de presos, que na Colônia faltam infraestrutura dentro das celas. Inclusive com as chegadas das chuvas, tem muitas biqueiras que molham os colchões dos apenados, bem como esgotos estourados. 

Outra denuncia feita pelos familiares que a comida encaminhada para aos parentes presos, não chega completamente. Falta também vestimenta para os presidiários.

Todo o perímetro da Colônia Penal Agrícola de Sousa foi cercado por reforço dos policias do 14º Batalhão. Bombeiros acionados para qualquer eventualidade.

O BOPE foi comunicado para começar a negociação com os presos. Familiares acompanham atentos toda mobilização em frente, e nas laterais da Colônia Penal.

O telhado onde ficaram os detentos com as faixas de reivindicações foi estragado, quase por completo.

Os apenados ainda pediram a presença do juiz das execuções penais, e promotor da comarca de Sousa para apresentarem oficialmente suas reivindicações, inclusive o afastamento da direção. 

Manifestação acabou no início da tarde

A rebelião que estava ocorrendo na Colônia Penal de Sousa por volta das 14h30. Em reunião com os representantes dos presos, a direção prisional e o juiz de execuções penais, pôs fim a rebelião iniciada na manhã desta quarta (26).

Os detentos retornaram as suas celas. As reivindicações feitas pelos presos serão analisadas pela direção penal.



Créditos: Folha do Sertão 
Fonte:www.catolenews.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2015

Interno da Lemos de Brito morre após ferimento de serra elétrica


Morreu na manhã desta segunda-feira (23), Jorge Boaventura dos Santos, de 38 anos, interno da penitenciária Lemos de Brito. De acordo com informações da Central de Polícia (Centel), o presidiário foi vítima de um ferimento oriundo de serra elétrica.
 
Ainda de acordo com as informações, Jorge estava trabalhando dentro do complexo com a ferramenta, quando se descuidou e sofreu o ferimento na região do abdômen por volta das 9h. Cerca de duas horas depois, o interno não resistiu aos ferimentos e acabou indo a óbito. 

FONTE:www.bocaonews.com.br

sexta-feira, 20 de março de 2015

Em novas imagens, presos da Lemos Brito se exibem em churrasco e assistem TV


Vazaram novas imagens de detentos da Penitenciária Lemos Brito, em Salvador, fazendo churrascos e consumindo álcool no interior da unidade prisional. Em um vídeo, é possível ver carne de boa qualidadebebidas alcoólicas, refrigerantes e televisão à disposição de todos.
 
Por meio de nota, a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), justificou que o material “foi encontrado pela unidade em dezembro juntamente com outros vídeos e fotos que em outras oportunidades já foram veiculados por alguns veículos de comunicação”. 
 
De acordo com o texto, o material apreendido foi encaminhado para a Coordenação de Inteligência (Cordic), depois analisado pela Polícia Civil, responsável pela investigação criminal dos fatos. A Seap reforçou também que todos os presos flagrados neste tipo de situação sofreram sanções disciplinares através do procedimento interno da unidade.

Fonte:www.bocaonews.com.br

Bandidos trocam tiros com policias e agentes penitenciários dentro de hospital. Veja vídeo

Criminosos atacaram um hospital em Porto Alegre, na madrugada da última quinta-feira (19), e trocaram tiros com agentes penitenciários que faziam a escolta de um preso que estava internado no local. A polícia ainda não sabe se o bando queria resgatar ou executar o detento, conhecido como Ninho, que é apontado como um dos chefes do tráfico na Vila Cruzeiro.
Os quatro bandidos, dois deles usando uniformes da Polícia Civil, entraram com tranquilidade pelaporta da frente do hospital Vila Nova e foram até o corredor de acesso ao local onde os presos ficam internados. Uma agente penitenciária suspeitou da ação e foi rendida pelos bandidos, mas os colegas dela reagiram logo em seguida. Após um intenso tiroteio, os criminosos saíram correndo por uma porta e fugiram.
Um policial levou um tiro na mão durante o confronto. Agora, a polícia investiga se a intenção do grupo era resgatar ou matar o criminoso, que tem três mandados de prisão por homicídio e foi preso no último fim de semana, depois de ser baleado com cinco tiros em Viamão, na região metropolitana. Após a ação, a segurança foi reforçada na instituição. 



Fonte: www.bocaonews.com.br

segunda-feira, 16 de março de 2015

Manifestantes vão às ruas em cidades da Bahia contra a corrupção

Os protestos contra o governo federal aconteceram em Salvador e algumas cidades baianas neste domingo (15). Na capital, os grupos se reuniram no Farol da Barra para uma caminhada. Houve protesto pela manhã e também pela tarde. Com camisas amarelas, apitos e nariz de palhaços, os soteropolitanos foram às rmanifestação foi pacífica nos dois horários, acompanhada pela Polícia Militar. Segundo a 11ª Companhia Independente de Polícia Militar (Barra), dois homens encapuzados com material líquido inflamável foram detidos e encaminhados à 14ª Delegacia pela manhã. Esse foi o único registro de distúrbio registrado pela PM na área.
A organização estima em cerca de 20 mil pessoas nas manifestações. Já a Polícia Militar estimou público de 6 mil pela manhã e de 5 mil pela tarde nos protestos.
Veja fotos do protesto em Salvador

Em algumas cidades do interior, também houve protestos. Em Vitória da Conquista, centenas foram às ruas pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O ato foi na Praça Guadalajara a partir das 9h30, reunindo inclusive crianças e idosos.
Em Camaçari, mais centenas de manifestantes também foram às ruas. A concentração foi na praça Montenegro. Eles pediam a prisão de todos envolvidos na Operação Lava Jato e a saída da presidente Dilma do poder.
Em Feira de Santana, milhares foram à manifestação que começou por volta das 15h, saindo de frente da prefeitura da cidade.


uas levando faixas contra corrupção e lembrando o escândalo da Petrobras.


FONTES: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/manifestantes-vao-as-ruas-em-cidades-da-bahia-contra-a-corrupcao/?cHash=ff360416b4e4264cd718700dbc3906cf

Depois de causar congestionamento na BR-324, marcha do MST chega a Salvador

O grupo com 6 mil integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) da Bahia iniciou, na manhã desta segunda-feira (16), a caminhada com destino a Salvador. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os integrantes do movimento saíram de Simões Filho, na Região Metropolitana, por volta das 5h. Eles ocuparam um faixa da rodovia BR-324 e deixaram o trânsito congestionado na região do CIA, sentido Salvador, até às 9h.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transportes de Salvador (Transalvador), o movimento parou na região de Águas Claras e não afetava o trânsito na região. O órgão informou que o MST não pretende acessar outras vias da capital baiana hoje.
http://www.acordacidade.com.br/fotos/p/75543-3.jpg
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade/Arquivo
Em caminhada desde a última segunda-feira (9), a marcha foi iniciada em Feira de Santana. O ato quer chamar a atenção do Poder Público para a violência no campo, o avanço do agronegócio na região e a necessidade de reforma agrária.
De acordo com a coordenação do MST na Bahia, os manifestantes passaram pelos municípios de Simões Filho, Amélia Rodrigues e Candeias. A previsão é que eles percorram mais de 100 quilômetros ao chegarem à capital baiana ainda hoje.

Reivindicações
A marcha faz parte das ações relacionada à Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, iniciada na semana passada. Segundo o MST na Bahia e a articulação dos movimentos sociais de Feira de Santana, a caminhada também tem como objetivo denunciar a falta de atenção das autoridades municipais com a estruturação do Centro de Referência e da Casa Abrigo de Feira de Santana, a redução do orçamento referente à agricultura familiar e reivindica a construção de creches pelo Programa Brasil Carinhoso
FONTES:http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/caminhada-do-mst-se-aproxima-de-salvador-e-causa-congestionamento-na-br-324/?cHash=0875f0846affb722bd329252f95cce2b

sexta-feira, 13 de março de 2015

Agentes penitenciários da Bahia realizam nova paralisação nesta sexta-feira (13)

Os servidores penitenciários do Estado da Bahia realizam uma nova paralisação nesta sexta-feira (13). De acordo com informações do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (SINSPEB), o movimento vai parar as atividades por 24h e estão concentrados desde às 7h na portaria do Complexo Penitenciário do Estado da Bahia, que fica ano bairro de Mata Escura, emSalvador
 
Ainda segundo o sindicato, o motivo da paralisação seria o não cumprimento do acordo feito pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap). Como, por exemplo, efetivação do concurso público; aposentadoria especial; gratuidade nos transportes públicos; além do pagamento nas horas extras. A última paralisação aconteceu no dia 5 de março.
 
Ninguém da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) foi encontrada para falar.

Fonte:www.bocaonews.com.br

quarta-feira, 11 de março de 2015

Fotos exclusivas mostram a precariedade das celas da penitenciária de Salvador

Imagens exclusivas obtidas pela reportagem do Bocão News 

estruturas que o Complexo Penitenciário Lemos de Brito, no bairro da Mata Escura, possui atualmente. Nas fotos, é possível ver paredes deterioradas, ferros de pilastras expostos, portas das celas enferrujadas e banheiros com vazamento de água, onde os presos têm a companhia de ratos, baratas, muriçoca, aranhas entre outros insetos.
 
Ainda de acordo com denúncia feita para nossa reportagem, o complexo enfrenta o problema de superlotação, tendo até 15 presos em celas que comportam apenas cinco. Com capacidade para 771 pessoas, atualmente a Lemos Brito comporta 1.315 presos. A penitenciária é considerada uma das cinco piores de todo o Brasil. Por conta do horário, a reportagem não conseguiu entrar em contato com a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap).
 
 
Crise se agrava
Em dezembro do ano passado, a reportagem do Bocão News denunciou as regalias que os detentos tinham na unidade. Fotos encontradas por agentes penitenciários em Salvador revelam presos com uma vida regada a churrasco e privilégios como esteira e bicicleta ergométrica. As imagens estão em celulares apreendidos em 2014 e expõem como os chefões dos pavilhões, chamados de “frentes”, gozam de regalias.
 
O Ministério Público Estadual da Bahia abriu um inquérito civil para apurar as condições gerais da unidade. O procedimento deve resultar em uma ação civil pública que poderá, em última instância, pedir até a interdição da cadeia.
 
Diante da situação, o governo da Bahia afirmou que a Lemos Brito tem passado por reformas e que o complexo da qual faz parte ganhará mais duas unidades, com obras em fase final. O governo considerou também que as denúncias do sindicato têm “um pouco de exagero”, mas não detalhou quais. No entanto, reconheceu que há arremesso de objetos e que, por isso, está instalando grades mais altas.
 
 
 
Veja fotos do abandono:
 
 
 

Fonte:http://www.bocaonews.com.br/

Audiência pública na comissão de segurança pública e direitos humanos

Audiência pública na comissão de segurança pública e direitos humanos para tratar do sistema prisional na Bahia, presidida pelo deputado estadual Marcelino Galo com a presença do secretário da SAP Nestor Duarte, membros do Sinspeb e Sintradispen além de vários segmentos da sociedade. Pontos abordados: Novas unidades de congestão, convocações de aprovado em concurso e outros.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Polícia Militar apreende 45 celulares e drogas em presídio de Jequié

Operação foi realizada no Conjunto Penal de Jequié, na manhã de quinta-feira (5)

Polícia Militar apreendeu 45 celulares e drogas em um presídio de Jequié, município a 368 quilômetros de Salvador, na manhã de quinta-feira (5). A operação realizada no Conjunto Penal da cidade contou com a participação de 73 policiais da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) e agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).
(Foto: Divulgação/Polícia Militar)
A ação conjunta, realizada no módulo semiaberto II, consistiu em revistas minuciosas nas celas dos detentos e resultou na apreensão de 45 celulares, quatro chips, 47 baterias, 35 carregadores de celular, 320 gramas de maconha, dois cachimbos e três facas do tipo peixeira. A droga pertencia ao preso Gerne Machado Silva, que já foi apresentado à autoridade judiciária competente.

Fonte:http://www.correio24horas.com.br/

domingo, 8 de março de 2015

Feliz Dia Internacional da Mulher

                             


As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe, pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.
Mulher! Todos os grandes senhores te reverenciam no dia de hoje, pois eles nasceram do teu ventre. Mulher! Além de todos os poderes cósmicos, levas dentro de ti a semente sagrada que provê a vida. Tu és o mais belo pensamento de Deus. Teu coração é manancial de sabedoria. De teu íntimo brota a força amorosa que nutre, regenera e ressuscita.
Homem! Neste Dia Internacional da Mulher, lembra-te que podes divinizar-te pela admiração da mulher.
Estás aflito? Recorre à mulher. Ela é o consolo dos aflitos. Estás enfermo? O toque da mulher é curativo. Queres descobrir os mistérios da Divindade? Busca compreender o coração da mulher. Porque quem não reverencia a mulher, fecha as portas à graça e à beleza.
Mulher! Ao olhar-te no espelho, reconhece ali a Mãe Divina! Mira-te nela! Encarna com dignidade os dons femininos de amor, fidelidade, pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza, generosidade, doçura, abnegação, serenidade e o dom de tudo embelezar.
Mulher! Não te deixes corromper pela futilidade e mediocridade do mundo. Aumenta ainda mais tua força, apreendendo as virtudes dos homens, mas nunca os vícios. A regeneração do mundo depende de ti, pois tens o poder de moldar o caráter de um ser, desde o teu ventre e por toda a sua vida.
Podes transformar teu lar num templo da Divina Missão de Amor. Quando defendes tua dignidade, defendes a dignidade de cada ser humano.
Mulher! Rejeita qualquer pensamento ou sentimento de rivalidade, pois isto destrói a unidade das mulheres. Caminha graciosamente, olhando sempre com admiração o teu eterno companheiro, o homem.

Mulher! Neste Dia Internacional da Mulher, dedicado a ti, todos te proclamam como a senhora da criação e da beleza, e admiram a dádiva que é ser mulher

sábado, 7 de março de 2015

Chefe de facção manda enterrar desafeto dentro de presídio em RR



Escutas telefônicas da Polícia Federal mostraram como os presos atuam livremente dentro do presídio agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista (RR). Um deles chega a determinar a morte de outro detento pelo celular e ordena que ele seja enterrado dentro do presídio. A cadeia tem barracos de lona, madeira e tecido, como se fosse uma favela dentro do Sistema Prisional. Os presos ficam soltos, e o presídio registra tentativas de fuga várias vezes ao mês. Reportagem exibida no SBT Brasil. 
Fontes:UOL

quinta-feira, 5 de março de 2015

Maria da Penha reduz taxa de homicídios domésticos contra mulheres, diz Ipea

Maria da Penha reduz taxa de homicídios domésticos contra mulheres, diz Ipea
Foto: Ilustrativa
Um estudo dilvulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), nesta quarta-feira (4), aponta que a Lei Maria da Penha contribui para a redução  do número de assassinatos de mulheres, vítimas de violência doméstica. Desde que entrou em vigor, em 2006, a taxa de homicídios domésticos caiu 10%, segundo o instituto. "Num cenário em que não existisse a Lei Maria da Penha, possivelmente as taxas de homicídios de mulheres nas residências aumentariam", informa o estudo, que propõe uma avaliação da efetividade da Lei. De acordo com a secretária de Entreamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, com a legislação, muitas mulheres perderam o medo de denunciar o agressor e buscar a proteção do Estado. Na última terça-feira (3), os deputados aprovaram na Câmara um projeto de lei do Senado que endurece a pena para o feminicídio, homicídio qualificado motivado por questões de gênero. Agora, o projeto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. 

Fonte:www.bahianoticias.com.br

Servidores penitenciários protestam a favor de novas contratações

                   Fotos: Paulo M. Azevedo/Bocão News

Desde as 6 horas da manhã desta quinta-feira (5), cerca de 150 servidores penitenciários paralisaram as atividades e protestam a favor de novas contratações. A manifestação acontece no Complexo Penitenciário Lemos Brito, no bairro da Mata Escura.  
 
De acordo com Geonias Oliveira, coordenador geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários, o protesto prosseguirá até às 7 horas desta sexta-feira (6). “Hoje, temos um déficit de mais oito mil servidores”, destacou o coordenador. Ainda na entrevista ao Bocão News, disse que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) iniciou um concurso público para preenchimento das vagas, mas deu seguimento.
 
De acordo com Geonias Oliveira, 80% dos servidores estão trabalhando normalmente. “Ao todo, serão 35 paralisações. Faremos uma ou duas por semana até o governo cumprir as nossas reinvindicações”, ressaltou. 

Fonte:www.bocaonews.com.br

Agentes penitenciários paralisam atividades e acusam Seap de descumprir acordo

Eles reivindicam a nomeação de agentes aprovados em concurso em 2014, assim como melhores condições de trabalho

Os agentes penitenciários do Estado da Bahia paralisam as atividades nesta quinta-feira (5), por 24 horas. A categoria está concentrada na frente do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, reivindicando o cumprimento do acordo firmado entre o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb) e a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), em maio de 2014.  
Segundo o coordenador do sindicato, Reivon Pimentel, os 35 itens previstos no acordo foram descumpridos ou cumpridos apenas parcialmente pela Seap. Entre eles, a realização de umconcurso público para nomear mais funcionários para a categoria.  
Agentes penitenciários paralisam atividades e acusam Seap de descumprir acordo
(Foto: Arquivo Correio)
"O concurso teve a primeira etapa, a nomeação de 490 agentes aprovados estava prevista para acontecer em abril de 2015", diz Pimentel. "No entanto, no cronograma da Seap está previsto para a segunda quinzena de julho somente a solicitação de autorização para a nomeação. Há urgência para essas nomeações, já que o déficit de agentes penitenciários na Bahia é de 8 mil vagas".
Além da paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (5), a categoria prevê outros atos públicos na próxima semana caso eles nãom consigam entrar em um acordo com o Governo do Estado. "A nossa intenção é de fazer 35 paralisações nos próximos dias, que correspondem a cada item do acordo firmado no ano passado, e que não foi cumprido", declara o coordenador do Sinspeb. 
"Existem menos de 200 agentes atuando nos plantões de 24 horas, em toda a Bahia, para custodiar aproximadamente 14 mil detentos. Não estamos pedindo nem o aumento do salário, e sim melhores condições de trabalho", relata Reivon Pimentel. 
Durante a paralisação da categoria, somente quatro atividades básicas serão realizadas pelos agentes - o fornecimento de alimentação e medicamento de uso contínuo aos presos, assim como o cumprimento dos alvarás de soltura e o atendimento médico de urgência. 
Correio24horas tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Seap, buscando um posicionamento da Secretaria sobre o caso, porém não obteve resposta.

Fonte:www.correio24horas.com.br