sexta-feira, 31 de julho de 2015

Preso passa mal e detentos fazem motim em presídio em Poços, MG

Um motim no Presídio de Poços de Caldas(MG) mobilizou a Polícia Militar nesta quinta-feira (30). Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), o princípio de tumulto foi porque um dos presos passou mal e houve demora no atendimento, mas a confusão foi controlada pelos agentes penitenciários e não foi preciso uma intervenção dos militares, nem da Polícia Civil.
A Seds informou também que o detento que passou mal foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poços de Caldas. Além dele, outros dois detentos também alegaram estar passando mal e foram atendidos pelo Samu e encaminhados a UPA.
Ainda segundo a PM, nenhum preso precisou ser transferido. Um procedimento interno foi aberto para apurar o que aconteceu. Atualmente o presídio de Poços tem 180 presos, mas a capacidade é de 109.
Diretor de presídio é afastado em Poços de Caldas (Foto: Reprodução EPTV)Motim teve início após preso passar mal (Foto: Reprodução EPTV)

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Conquista: bandidos embalam celulares em fraldas para lançar em presídio

Sete celulares e sete carregadores embalados em sete fraldas descartáveis, que seriam jogados por cima do muro para os presos do Presídio Nilton Gonçalves, foram apreendidos no bairro Kadija, na residência do traficante Leonardo Silva Macedo, de 29 anos, por investigadores da Delegacia de Homicídios (DH), de Vitória da Conquista.
Segundo o blog Pimenta, os policiais encontraram a curiosa encomenda durante uma investigação de homicídio, relacionado ao tráfico de drogas, naquela região do município.  Leonardo era o principal alvo da ação, por integrar uma quadrilha envolvida em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Na residência, utilizada para vendas, foram apreendidos ainda um revólver calibre 38, drogas, um pé de maconha e dinheiro.
Com passagens por porte de arma, Leonardo foi autuado por tráfico de drogas, associação criminosa e porte de arma, pelo delegado Neuberto Costa Souza, titular da DH/Conquista, sendo conduzido, em seguida, ao Presídio Nilton Gonçalves. O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Fonte:www.bocaonews.com.br

Detenta morre após briga em presídio na Grande Fortaleza

Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa (Foto: Sejus/Divulgação)Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa
(Foto: Sejus/Divulgação)
Uma detenta morreu após uma briga no Instituto Penal Desembargadora Auri Moura Costa, em Aquiraz, na Grande Fortaleza. De acordo com a Secretaria da Justiça, um grupo de internas iniciou uma briga em uma das vivências da unidade e feriram gravemente Joelma de Souza Silva, de 23 anos.
A detenta chegou a receber atendimento na enfermaria da unidade, mas não resistiu aos ferimentos. Outra interna, identificada como Débora Araújo Dantas também se feriu. Ela foi levada a um hospital e não apresenta risco de vida.
Ainda segundo a Sejus, a situação já foi comunicada à delegacia e à Perícia Forense para a apuração do caso. Joelma estava na unidade desde abril deste ano e respondia por homicídio
Fonte:g1.globo.com

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Brumado: quatro detentos fogem do centro de custódia

Quatro detentos fugiram da custódia de Brumado, na noite de segunda-feira (20). Com o auxílio de um macaco hidráulico, Irles Alves da Silva, Bruno Silva Andrade, Pablo Renan Novais Souza e Valdicio de Souza abriram as vigas que ficam no teto da área de luz da carceragem e conseguiram fugir.
Segundo informações do site Brumado Notícias, assim que percebeu a fuga, a polícia iniciou as buscas na tentativa de recapturar os presos, mas nenhum foi localizado até o momento. No dia 23 de maio deste ano, seis presos fugiram da delegacia local. A superlotação é um problema frequente na custódia. 

Fonte:www.bocaonews.com.br

Presos queimam colchões durante rebelião em delegacia de Itambé

Dez detentos provisórios fizeram uma rebelião na delegacia da cidade de Itambé, situado no Sudoeste da Bahia, na manhã desta segunda-feira (20). De acordo com o delegado Márcio Oliveira, o motim começou por volta das 9h, no momento do banho de sol.
(Foto: Reginaldo Spinola/Site Itambé Agora)
Durante a rebelião, os detentos tocaram fogo em alguns colchões e depedraram a delegacia. Segundo o delegado, eles estavam armados com "chunchos", nome dado a armas de fabricação artesanal. O protesto teve como motivação o pedido de transferência dos detentos para o presídio de Jequié.
Segundo Oliveira, os presos querem ser transferidos para o presídio porque lá eles possuem alguns benefícios, como visita íntima, por exemplo. "Eles ficam forçando a barra porque sabem que vão ser condenados e querem logo usufruir desses benefícios", afirma o delegado.
(Foto: Reginaldo Spinola/Site Itambé Agora)
Não houve fuga, nem reféns durante a rebelião. Além disso, ninguém ficou ferido. "O trabalho agora é da polícia que vai apurar o ocorrido para tomar as medidas cabíveis. Além disso, vamos ter que reconstruir e consertar o que foi danificado durante o ato", esclareceu Oliveira. 
O motim terminou pouco antes das 12h, quando a Polícia Militar e o juiz da comarca da cidade chegaram a delegacia e negociaram o fim da rebelião com os detentos.

Fonte:www.correio24horas.com.br

Tio de ex-presidiário é morto atingido por tiros logo após saída do presídio

Tio de ex-presidiário é morto atingido por tiros logo após saída do presídio na Bahia (Foto: Giro de notícias.com)Carro foi atingido por vários tiros
(Foto: Giro de notícias.com)
O tio de um ex-presidiário morreu ao ser baleado momentos depois que o sobrinho saía da prisão na cidade de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, na manhã desta quarta-feira (22). O carro em que eles estavam com mais três pessoas, inclusive a esposa da vítima, foi alvo de tiros. A suspeita é a de que o ex-interno seria o alvo de dois homens, que estavam em uma moto e conseguiram fugir, de acordo com a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
O crime foi cometido pouco antes das 12h, na Avenida Duque de Caxias, uma das mais movimentadas da cidade. Segundo a polícia, o carro tinha acabado de sair do presídio da cidade com o jovem de 22 anos, que cumpriu pena por roubo a uma fazenda da cidade de Itabela.
Os dois ocupantes da moto teriam atirado diversas vezes contra o carro e depois fugiram. A vítima, Valdir Braga Bredoff, que não teve idade divulgada, foi atingida no pescoço, na cabeça e na região das costas, morrendo no local.
Homem morre após atentado a carro com ex-presidiário na Bahia (Foto: Reprodução/TV Bahia)Homem morre após atentado a carro com
ex-presidiário na Bahia (Foto: Giro de notícias.com)
Um rapaz de 18 anos, que, segundo a polícia, é irmão do ex-detento e que também estava no carro, foi atingido e teve de ser levado para um hospital da cidade. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Conforme a polícia, a esposa do homem que tinha acabado de deixar o presídio também estava no veículo e foi para a mesma unidade de saúde. A PM não soube informar se ela ficou ferida.
O condutor do carro, que não se machucou, disse à polícia que veio da cidade de Itabela para buscar o rapaz liberado da cadeia e que, após ter deixado o presídio com o ex-detento, passou a ser seguido pela moto de cor preta na BR-101. Ele afirmou, ainda, que, após perceber a perseguição, entrou na zona urbana da cidade para tentar fugir dos suspeitos.
A PM informou que realiza rondas na região para tentar localizar os criminosos. Até as 15h desta quarta-feira, nenhuma suspeito havia sido preso. O corpo do homem morto foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Eunápolis.
Fonte:g1.globo.com

terça-feira, 21 de julho de 2015

Jovem tenta entrar em presídio com celulares dentro de pacote de açúcar


                                              Celulares estavam escondidos em sacola com açúcar (Foto: Divulgação/ Agepen)

Um jovem de 19 anos foi preso após tentar entrar no presídio masculino de Nova Andradina, a 288 quilômetros de Campo Grande, com dois celulares na manhã deste domingo (19). Segundo o boletim de ocorrência, os telefones estavam escondidos dentro de um pacote de açúcar.
Conforme o registro policial, o rapaz relatou à polícia que a prima dele pediu para levar alguns mantimentos para o marido dela, que está preso na unidade. Na inspeção feita na entrada do presídio, os aparelhos foram encontrados. À polícia, o suspeito afirmou que não sabia que os aparelhos estavam dentro do pacote de açúcar.
O homem foi encaminhado com os celulares para a Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina. O caso foi registrado como favorecimento real, quando ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio, ou similar


Fonte:g1.globo.com

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Cerca de 4 mil agentes penitenciários paralisam serviços na região

Agentes penitenciários iniciaram greve nesta segunda-feira (20) (Foto: Reprodução/TV Fronteira)Agentes penitenciários iniciaram greve nesta segunda-feira (20) (Foto: Reprodução/TV Fronteira)
No Oeste Paulista a greve dos Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) que teve início nesta segunda-feira (20) tem cerca de 4 mil funcionários parados de um total de 6 mil que trabalham nas unidades. As informações são do Sindicato dos Agentes de Segurança (Sindasp) que coordena a categoria.
Na região de Presidente Prudente aderiram a greve agentes que trabalham nas unidades de Montalvão, Presidente VenceslauCaiuáDracenaIrapuruPacaembuPresidente BernardesMartinópolis, segundo o sindicato. Conforme a instituição, a greve é por tempo indeterminado até que o governo se proponha a negociar com os agentes.
Conforme o sindicato, no estado são cerca de 21 mil funcionários paralisados distribuídos em 163 unidades prisionais. Do total geral das penitenciárias no estado, 98 estão com os serviços dos agentes paralisados.
Com relação aos serviços nas unidades, não está funcionando fórum e juri, atendimento a advogados, oficiais de justiça, psicólogos e assistente sociais, transferências normais, trabalho desenvolvido dentro dos pavilhões por empresas externas e o recebimento de presos de cadeias públicas e plantões policiais, segundo o sindicato.
Já o banho de sol dos detentos, atendimento de saúde, alvarás de solturas, transferências para Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) e cela disciplinar e os serviços de alimentação funcionam normalmente, conforme o Sindasp.
Ao G1 a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que o presidente do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo (Sindasp) comunicou aos dirigentes de algumas unidades penais que sua instituição realizaria movimento grevista, sob a alegação de que a SAP não teria cancelado os processos administrativos disciplinares instaurados para a apuração de fatos ocorridos nos Centros de Detenção Provisória (CDP) de Franca e Jundiaí e na Penitenciária de Iperó.
Ainda foi dito pela secretaria que "o citado presidente não deixou a questão bem clara para seus associados e para os servidores do sistema penitenciário, levando a eles informações que não correspondem com a realidade, pois esse compromisso jamais foi assumido".
A SAP também alegou que sobre a adesão à greve, apenas 16 das 163 unidades prisionais do Estado aderiram ao  movimento e, mesmo assim, mais da metade delas, dez penitenciárias, estão funcionando normalmente, tendo apenas  a entrada bloqueada por alguns grevistas.

Fonte:g1.globo.com

Especial: Conheça a realidade dos presídios da região sudoeste do estado

Na quinta reportagem da série, veja como está a situação em Jequié e em Vitória da Conquista. 

Veja o Vídeo aqui: http://globotv.globo.com/rede-bahia/bahia-meio-dia-salvador/v/especial-conheca-a-realidade-dos-presidios-da-regiao-sudoeste-do-estado/4333882/

Fonte:g1.globo.com

Houve canibalismo em presídio, diz funcionário público do Maranhão

O depoimento de um funcionário do setor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão aterrorizou os deputados da CPI do Sistema Carcerário, instalada na Câmara dos Deputados. Em oitiva gravada no mês passado, o servidor maranhense informou que houve, pelo menos, dois casos de canibalismo dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Pelo relato, dois presos foram mortos num “ritual macabro” feito por detentos da facção criminosa Anjos da Morte, chamada de ADM. “Eles são loucos, psicopatas. Não existe uma lógica no diálogo com eles”, descreve o agente de inteligência, que depôs de forma sigilosa para cinco deputados, um juiz e uma defensora pública.
 
A primeira vítima de canibalismo, de acordo com o depoimento, foi o detento Ronalton Rabelo, de 33 anos. Preso por assalto, Rabelo conseguiu um alvará de soltura em 11 de abril de 2013. Quando o advogado chegou ao presídio para buscá-lo, foi informado pela administração de Pedrinhas que Rabelo desaparecera dez dias antes. Até hoje, mais de dois anos depois do sumiço, o inquérito da Polícia Civil do Maranhão não concluiu nada sobre o caso. O agente de inteligência disse à CPI o que soube sobre o desaparecimento de Rabelo: “Ele foi desossado. Foram cortados os pés, as mãos, cada membro. Foram tiradas as vísceras, coração. Os informantes disseram que ele foi morto na quadra de banho de sol e seus pedaços foram colocados em sacolas e distribuídos. Foi cozinhado na água com sal para evitar o odor e alguns órgãos foram comidos em rituais dessa facção, da ADM, Anjos da Morte, como rins, fígado, coração. O restante foi dispensado no lixo”.
 
A segunda vítima da atrocidade, segundo o servidor da Segurança Pública, foi o detento Rafael Libório, de 23 anos. Preso por homicídio qualificado, Libório sumiu dentro de Pedrinhas em 8 de agosto de 2014. Quatro dias depois, o corpo foi encontrado em pedaços dentro de um saco plástico enterrado numa cela do presídio. O agente de inteligência, que participou das buscas pelo preso, contou à CPI o que fez quando foi informado que Libório havia sido vítima de canibalismo: “Fomos imediatamente, isso já era tarde da noite, para os baldes de lixo. Procuramos e achamos da forma como tinham descrito o outro (Rabelo). Do mesmo jeito. Desossado. Não achamos o crânio. Achamos o couro cabeludo da cabeça, mas não achamos o crânio e a pele do rosto. Achamos os pés, os órgãos genitais. E não estavam fedendo, o que nos induz que foi feito o mesmo procedimento de cozinhar com água e sal”. O servidor entregou aos deputados da CPI seis fotos de pedaços do corpo de Libório.
 
O agente diz, no depoimento, que outros funcionários do setor de inteligência também receberam informações de que Rabelo e Libório foram vítimas de canibalismo dentro de Pedrinhas. Explica que os principais informantes são os presos do presídio. “Não há possibilidade nenhuma de se controlar o sistema penitenciário sem informantes lá dentro”. E diz que, “para evitar escândalos”, os casos foram abafados pelo secretário de Justiça e Administração Penitenciária da época, Sebastião Uchoa. O ex-secretário foi procurado para se manifestar sobre o depoimento, mas não foi encontrado.  A CPI da Câmara pretende pedir o indiciamento de Uchoa por omissão. Segundo os deputados, não existe nenhum inquérito para apurar as denúncias de canibalismo em Pedrinhas.
 
No depoimento do agente, o juiz Edmar Fernando Mendonça, da 2ª Vara de Execução Penal de São Luís, disse que só a partir de 2014 começou a ser feito o levantamento das mortes nos presídios do Maranhão. O Complexo Penitenciário de Pedrinhas é o maior do Maranhão. Construído há cinco décadas, tornou-se o cenário de algumas das maiores atrocidades já vistas nos presídios brasileiros. Os episódios mais trágicos aconteceram na gestão da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), que deixou o cargo em dezembro do ano passado. Só em 2013, numa guerra de facções criminosas, 60 presos foram assassinados em Pedrinhas – o triplo do registrado, naquele ano, em todas as cadeias do estado de São Paulo somadas. Os presos chegaram a fazer um vídeo em que três corpos de detentos apareciam decapitados e as suas cabeças eram apresentadas como troféus. Um relatório do Conselho Nacional de Justiça ainda informa que agentes penitenciários torturam presos e que mulheres e irmãs de detentos são estupradas pelos chefes das facções criminosas que controlam o presídio. O canibalismo, agora, entra para a lista de bestialidades denunciadas em Pedrinhas.
 
Fonte: Época, bocaonews

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Detentos fazem rebelião em presídio de Juazeiro; eles pedem celeridade nas audiências

Mulheres na porta do presídio em Juazeiro, no norte da Bahia (Foto: Blog do Geraldo José)Mulheres na porta do presídio em Juazeiro, no norte da Bahia (Foto: Blog do Geraldo José)
Os detentos da Ala A do Conjunto Penal de Juazeiro, no norte da Bahia, fizeram uma rebelião exigindo maior atenção aos processos judiciais. O motim foi iniciado por volta das 7h desta quinta-feira (16) e acabou às 13h.
Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), os detentos reivindicam ainda ampliação da lista de alimentação servida no presídio. Ainda de acordo com a Seap, a Polícia Militar esteve presente no local desde o início da manifestação para prestar apoio, no entanto, não foi necessário o uso da força policial.
O diretor adjunto da unidade, Ricardo Penalva, disse que a negociação com o detentos ocorreu de forma pacífica. "Explicamos a eles que essa demora das audiências é uma questão processual da Justiça, e que protestar no presídio não adiantaria muita coisa", disse Penalva.
Penalva disse ainda que cerca de cinco detentos tiveram ferimentos leves durante a manifestação, mas foram atendidos na própria enfermaria da detenção e já foram liberados. As visitas que aconteceriam hoje no presídio foram suspensas em função do ocorrido.
Superlotação
A direção da instituição informou que atualmente o espaço conta com 642 detentos, sendo 614 homens e 28 mulheres. Porém, tem capacidade para 348. De acordo com a Seap, foi feita uma ampliação no presídio para acabar com a superlotação. Apesar de já ter sido concluída, o espaço ainda não entrou em funcionamento pelo do processo licitatório ainda não ter sido concluído. 
Policiais militares já estão na unidade de Juazeiro (Foto: Blog do Geraldo José)Policiais militares já estão na unidade de Juazeiro (Foto: Blog do Geraldo José)


Fonte:www.correio24horas.com.br

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Mulher é Presa Por Tentar Entrar Com Celulares e Drogas No Presídio De Feira De Santana

Na manhã desta quarta-feira (9), durante visita aos internos do Presídio Regional de Feira de Santana, uma mulher foi presa ao tentar entrar na unidade prisional com celulares e drogas. Os aparelhos estavam escondidos dentro de placas de biscoitos.  A mulher não teve a identidade revelada e também não foi informado qual interno receberia a mercadoria. 

Fonte:www.bocaonews.com.br