segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Com corda de lençol, detentos fogem de presídio em Eunápolis

A polícia busca por três homens que fugiram na madrugada deste domingo (10), do presídio de Eunápolis, no sul da Bahia. Os detentos utilizaram cordas feitas com lençóis para escapar. Segundo informações da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), os fugitivos podem ter se escondido na sala de encontros íntimos até o instante da fuga.
Dois dos detentos respondem por crimes de tráfico e roubo. O outro é acusado por estar envolvido na morte de um policial da PM. Ninguém foi localizado durante as buscas da polícia militar nesta manhã, mas a operação vai continuar durante a tarde de hoje.
Fonte: Bocão News

Detentos fogem do Presídio de Joinville por abertura de ventilação

Fuga aconteceu na madrugada deste sábado (16) (Foto: Kleber Pizzamiglio/RBS TV)Fuga aconteceu na madrugada deste sábado (16) (Foto: Kleber Pizzamiglio/RBS TV)
Oito detentos fugiram do Presídio Regional de Joinville na madrugada deste sábado (16). De acordo com a direção do Departamento de Administração Prisional (Deap), os presos fugiram por uma abertura de ventilação que tem na cela por volta das 3h.
Dos dez detentos que estavam na cela 16, nove conseguiram sair. Um foi capturado dentro da unidade, outros oito pularam o muro. Dois já foram recapturados e outros seis continuavam foragidos até a noite deste sábado.
Segundo informações do Deap, os presos saíram por uma abertura de ventilação e cortaram grade de proteção. O alarme de segurança foi acionado. Eles despistaram a segurança e fugiram. O vigilante só viu quando eles estavam pulando o muro e acionou a Polícia Militar. O Deap deve investigar o caso.
Estão foragidos Isaac Roberto, Rafael Rodrigo da Silva, Welerson Fretta, Julio César Constante de Andrade, Eder Willian Gomes de Aquino e Wellington Sydrak.
Fonte:  G1

Detentos queimam colchões e fazem motim em presídio da Paraíba

Presos queimaram colchões durante tumulto em pavilhão do Presídio do Serrotão (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Presos queimaram colchões durante tumulto em pavilhão do Presídio do Serrotão (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
  Vários detentos se envolveram em um tumulto dentro do pavilhão 1 do Presídio Raymundo Asfora, conhecido como Serrotão, na noite da quinta-feira (14) em Campina Grande. Os presos queimaram colchões e entraram em confronto com agentes penitenciários.
Segundo o diretor do presídio, Delmiro Nóbrega, os detentos se rebelaram porque durante a tarde foi feita uma revista no pavilhão onde foram apreendidos 20 celulares, carregadores, uma faca, espetos e cerca de 37 gramas de maconha. "Eles não gostaram e fizeram a retaliação", disse.
O tumulto começou por volta das 20h (horário local). Apesar da tentativa de negociação, houve confronto. Agentes disparavam balas de borracha para dispersão e os presos revidavam com pedras. Aproximadamente duas horas depois, os detentos foram deixando o pavilhão aos poucos e o motim foi finalizado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o fogo. Alguns presos tiveram problemas respiratórios e tiveram que ser atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas nenhum precisou ser levado para o hospital.
Fonte: G1

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

TRABALHADORES DO PRESÍDIO DE LAURO DE FREITAS DECIDEM EM ASSEMBLÉIA FAZER OPERAÇÃO TARTARUGA ATÉ QUE A EMPRESA SOCIALIZA PAGUE OS SALÁRIOS EM ATRASO.


Em assembléia, os agentes disciplinar de Lauro de Freitas fazem operação tartaruga e atrasa o expediente em duas horas devido a falta de pagamento de salários dos trabalhadores alem de outras reivindicação como reajuste de salário e vale transporte que a empresa só repassa fracionado, com a assembléia realizado hoje os trabalhadores resolveram dar um prazo, para que se faça a regularização dos salários e caso não esteja sanado ate o dia 18/01 haverá greve por tempo indeterminado.   

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Após contenção de tumulto, três servidores de presídio são afastados

Três servidores do Complexo Penitenciário de Chapecó foram afastados por 60 dias de suas funções, incluindo o gerente do Presídio e o diretor da Penitenciária Agrícola do município do Oeste de Catarina. A medida foi tomada após denúncias do "uso inadequado de técnicas de contenção", em um princípio de tumulto na noite quinta-feira (7), conforme nota da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) divulgada na noite de domingo (10).
A Corregedoria-Geral da SJC afirma que deslocou uma equipe para Chapecó para tomar as medidas legais e acompanhar a investigação para “garantir a lisura de todo o processo de averiguação e investigação assegurando também o amplo direito de defesa e ao contraditório dos agentes penitenciários afastados”, afirmou a secretaria por meio de nota.

Segundo a secretaria e o Departamento de Administração Prisional (Deap), as medidas legais e periciais foram adotadas, incluindo a comunicação aos órgãos de fiscalização como o Judiciário e o Ministério Público.
“Ressaltam, ainda, que prezam pela absoluta transparência da investigação, mantendo sempre posição de incondicional respeito à Justiça, Cidadania e aos princípios básicos dos Direitos Humanos”, explica na nota, mas não foram passados detalhes do motivo do afastamento dos servidores nem do que gerou o tumulto na quinta-feira.

De acordo com o órgão, os agentes penitenciários "atuam de forma correta e recebem treinamento qualificado para exercer a função e qualquer desvio é corrigido".

Fonte: G1

Agentes encontram armas brancas e drogas durante revista em presídio

Ao todo, foram encontradas 24 facas e 25 facões industriais e artesanais (Foto: Seres/Divulgação )Ao todo, foram encontradas 24 facas e 25 facões
industriais e artesanais (Foto: Seres/Divulgação )
Armas brancas, drogas e celulares foram encontrados durante a primeira revista do ano no Presídio Juiz Antônio Luis Lins de Barros (PJALLB), no Complexo Prisional do Curado. A apreensão, realizada na última quarta-feira (6) e feita por agentes penitenciários, teve o balanço divulgado pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) na noite do mesmo dia.

Com o auxílio do Batalhão de Choque da PM e do Grupo de Operações e Segurança (GOS/SERES), os agentes encontraram 25 facas, 24 facões industriais e artesanais, 15 chunços (facas artesanais), três foices, uma machadinha e 22 barras de ferro. Durante a revista, também foram encontrados 2,8 kg de maconha, 50 g de pó branco e 16 g de crack, além de 26 celulares e 23 carregadores.
Fonte: G1

Detento expele maconha e cocaína dentro de presídio em Ubá

Drogas expelidas foram apreendidas pela Polícia Militar (Foto: PM/Ubá)Drogas expelidas foram apreendidas pela Polícia Militar (Foto: PM/Ubá)

Um homem de 32 anos expeliu 131 buchas de maconha e quatro de cocaína nesta segunda-feira (04) no presídio municipal de Ubá. Segundo informações da Polícia Militar (PM), o homem vinha sendo monitorado desde o dia 23 de dezembro, quando foi preso por porte ilegal de arma de fogo e na ocasião teria engolido várias porções de droga.
No período de observação o autor expeliu cerca de 131 buchas de maconha e quatro papelotes de cocaína. Foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, mas devido ao fato deste já se encontrar no presidio local, não foi conduzido até a delegacia. Toda a droga foi apreendida.
Fonte: G1

domingo, 3 de janeiro de 2016

Presos rendem policial e fogem de delegacia em Cícero Dantas

Na tarde da última quinta-feira (31), mais de 20 presos renderam um policial plantonista da Delegacia da Polícia Civil de Cícero Dantas. O grupo de homens abordou o PM no momento do jantar, quando os presos iriam receber a alimentação, levaram a pistola do agente, além de celular e carteira funcional.  
 
Segundo o site CíceroDantas.org, os presos roubaram ainda carros e motos para facilitar a fuga. A caminho da cidade de Euclides da Cunha, alguns presos trocaram tiros com e polícia e cinco deles foram capturados. O veículo em que estavam foi levado para a delegacia da cidade.
 
 
Durante a troca de tiros, alguns dos presos conseguiram fugir.
 
Confira a lista dos foragidos: 
Alessandro Santos, "1000 grau"
Anderson de Jesus Santos, "Andinho"
Claudiomar de Andrade
Daniel Pimentel de Oliveira, "MC"
Denison Santana Santos, "Denis"
Gicarlos de Santana Lima
Italo de Jesus Pereira
José Eucleudes Santos de Santana, "Nenem"
José Marcos Batista dos Santos
José Rafael Silva Coelho, "Rafa"
Juliano dos Santos
Luiz Cláudio Silva Santos
Luiz Henrique Gomes, "Peipe"
Marcelo Eugênio C. da Silva
Ramon Edgar Santos Matos
Rubismário de Jesus Santos, "Major"
Uidson Matos do Santos, "Neco"
Valmir de Jesus, "Valmir Bizunga"
 
Publicada no dia 2 de janeiro de 2016, às 11h

Fonte:Bocão News

Detento é encontrado morto na delegacia de São Sebastião do Passé

 
Um detento foi escontrado morto por agentes penitenciários na noite desta sexta-feira (1º), na delegacia de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador.
 
De acordo com a polícia, o preso tinha várias marcas de espancamento pelo corpo. Na cela onde o preso estava têm, agora, 13 detentos. O crime deve ser investigado.

Fonte: Bocão News

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Feliz 2016

Agentes impedem fuga de detentos em presídio de Uberlândia

Presídio de Uberlândia Professor Jacy de Assis (Foto: Caroline Aleixo/G1)Agentes impediram fuga em presídio de Uberlândia (Foto: Caroline Aleixo/G1)
Os agentes de segurança do Presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia, impediram a fuga de presos de uma das celas na noite de domingo (27). A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) na manhã desta terça-feira (29).
De acordo com a nota da Seds, o caso aconteceu por volta das 21h30. Durante a ronda noturna, os agentes encontraram um buraco na parede por onde um dos presos já se preparava para fugir.
O Grupo de Intervenção Rápida (GIR) foi chamado para ajudar em buscas nas outras celas do presídio. Segundo a Seds, um procedimento interno foi instaurado pela direção da unidade para investigar o caso. Os presos da cela com o buraco passarão pelo Conselho Disciplinar podendo sofrer sanções administrativas.
Fonte: G1

Pacote com droga e bilhete de 'Feliz Natal' é lançado em presídio de RO

Além da maconha, cachaça e celulares havia um recado desejando Feliz Natal aos detentos. (Foto: Site Alerta Rolim/Divulgação)Além da maconha, cachaça e celulares havia um recado desejando Feliz Natal aos detentos. (Foto: Site Alerta Rolim/Divulgação)
Uma sacola com drogas, celulares, cachaça e um bilhete desejando 'Feliz Natal' para alguns detentos foi arremessada para dentro do presídio de Rolim de Moura (RO), na manhã do último sábado (26).
O pacote foi interceptado por agentes penitenciários que flagraram o momento em que a sacola foi arremessada para dentro da unidade prisional. Na semana passada, agentes penitenciários já haviam localizado uma sacola contendo oito tabletes de maconha e um aparelho celular que foi arremessada para dentro da penitenciária.
De acordo com o diretor do presídio Fabrício Leme, dentro do pacote foram encontrados dois aparelhos celulares, duas porções de maconha e uma garrafa de cachaça, além de um bilhete escrito: 'Feliz Natal cela 09'. 
A direção espera identificar o dono da droga e dos celulares através das imagens dos telefones.  (Foto: Site Alerta Rolim/Divulgação)A direção do presídio espera identificar o dono da
droga e dos celulares através das imagens dos
telefones. (Foto: Site Alerta Rolim/Divulgação)
Conforme o diretor, sete detentos cumpre pena na cela 9, e a direção já tem um suspeito que deveria receber a encomenda. "Estamos monitorando ele(detento), mas não podemos fazer nada se não confessar que o pacote seria para ele", contou.
Os aparelhos celulares, segundo Leme, foram encaminhados para perícia técnica em busca da identificação dos responsáveis por enviar e receber a encomenda. "Acredito que será possível descobrir alguns dos suspeitos, tendo em vista que os aparelhos continham várias fotos e mensagens", relatou.
Fabrício revelou ainda que o arremesso de pacotes com celulares e drogas passou a ser mais frequente depois da adoção da visita humanizada. "Agora a visita não entra mais no interior do presidio, mas espera pelo detento no pavilhão, e quando ele volta para cela é revistado pelos agentes. Com isso, acabaram as chances de os familiares entrarem com produtos ilícitos para os detentos durante as visitas", disse.
O presídio de Rolim de Moura, segundo a direção, é composto por 30 celas, com 172 detentos que cumprem pena no regime fechado.
Fonte: G1