quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PF-AM apreende suposto notebook de facção em telhado de presídio

Investigação ocorre em segredo de Justiça (Foto: Ana Graziela Maia)Polícia Federal investiga facção criminosa que age no estado (Foto: Ana Graziela Maia)

A Delegacia de Repressão a Entorpecentes do Amazonas (DRE/AM) da Polícia Federal (PF) apreendeu um notebook e diversos aparelhos eletrônicos no telhado de um dos pavilhões do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na manhã desta quinta-feira (26). A ação é um desdobramento da Operação "La Muralla" . A PF suspeita que o notebook seria utilizado como base para cadastro de diversos membros de uma facção criminosa alvo da operação.
De acordo com o delegado Rafael Caldeira, a ação ocorreu às 6h da manhã. Agentes da Polícia Federal entraram com apoio de policiais do Grupo de Pronta Intervenção da PF e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam). 
Durante revista no telhado do pavilhão 2 do complexo, foram localizados diversos aparelhos eletrônicos, como celulares, roteadores, cabeamento, rádio e antenas. Entre os objetos, um computador notebook foi apreendido pelos policiais.
De acordo com Caldeira, informações obtidas pela PF durante a operação apontam que o computador seria utilizado para o cadastro dos membros da facção criminosa que operava o tráfico de drogas da capital dentro do presídio.
Segundo a PF, também foram localizadas drogas, ferramentas para instalação do material eletrônico, anotações manuscritas, além de uma espécie de "estatuto" da organização criminosa em folhas impressas.
Operação La Muralla 
A operação foi deflagrada no dia 20 de novembro. Dos 127 mandados de prisão, 90 foram cumpridos. Desse total, 70 ocorreram apenas em Manaus. A ação ocasionou ainda transferência de nove presos suspeitos de fazer parte de uma facção criminosa do Amazonas para presídios federais do país.
Os mandados de prisão foram executados em Manaus, Tonantins e Tabatinga, no Amazonas; Crateús, Caucaia e Fortaleza, no Ceará; Natal, no Rio Grande do Norte, Boa Vista, em Roraima, na capital do Rio de Janeiro e nos países Peru, Colômbia, Venezuela e Bolívia.
Além dos mandados de prisão, 67 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, bem como sete buscas em presídios estaduais, 68 medidas de sequestro de bens, além do bloqueio de ativos registrados em 173 CPFs e CNPJs ligados a integrantes da organização criminosa, todos determinados pela Justiça Federal no Amazonas.

Organização criminosa
Segundo a PF, a investigação teve início em abril de 2014 com a apreensão de R$ 200 mil, em espécie no Amazonas. Na ocasião, durante ação no Rio Solimões, uma lancha de propriedade da organização criminosa foi apreendida com o dinheiro ocultado no interior de um aparelho de ar condicionado. A carga tinha como destino fornecedores de drogas que atuam na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.
Durante as investigações a PF conseguiu revelar como se estruturava uma facção criminosa que domina o sistema prisional do Estado do Amazonas e que se organiza de forma similar às facções criminosas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: G1

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Detentas desfilam em concurso de beleza em presídio no Rio

Detenta Michele Rangel foi eleita a Garota TB, do presídio Talavera Bruce (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Detenta Michele Rangel foi eleita a Garota TB, do presídio Talavera Bruce (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) realizou, nesta terça-feira (24), o concurso de beleza Garota TB, que premia detentas do presídio feminino Talavera Bruce, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. Dez mulheres foram preparadas por uma modelo brasileira e concorreram ao prêmio. O evento foi promovido pela Seap em parceria com a Rede Globo.
O evento foi apresentado pela modelo Carol Nakamura e teve a presença do secretário de administração penitenciária, coronel Erir Ribeiro. A grande vencedora foi Michele Rangel. Ela recebeu a faixa de campeã da vencedora do concurso do ano anterior.
"Quando entrei (no concurso) eu falei: não sou melhor do que ninguém. Mas vou entrar pra ganhar. Falaram que a Garota TB precisava ser bonita, simpática, carismática. E eu sou tudo isso", disse a vencedora, arrancando risos da plateia.
As candidatas finalistas desfilaram com trajes de verão e gala e foram julgadas nos quesitos: beleza, elegância, desenvoltura nos trajes e perspectiva para o futuro, com notas de 5 a 10.
Michele foi eleita por 10 jurados em presídio no Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Michele foi eleita por 10 jurados em presídio no Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Familiares e outras detentas puderam assistir ao concurso, que teve show do MC Leozinho. Foi uma oportunidade de reencontros, como no caso da detenta Ana Claudia Gomes, de apenas 20 anos, condenada por roubo e sequestro. Sua filha, de 5 aninhos, torceu por ela na plateia.
"Meu sonho é dar um futuro melhor pra ela. Ela quer sei bailarina. Quando eu sair quero ser modelo", disse Ana Claudia, que mostrou talento na passarela.
O concurso foi julgado por 10 jurados convidados pela Seap. Durante os desfiles, Carol Nakamura foi a responsável por animar as torcidas.
"Eu não estou aqui para julgar ninguém. As pessoas erram, cumprem penas. Esse concurso é bom pra ajudar a mudar a cabeça dessas pessoas. Para que quando elas voltarem a conviver em sociedade estejam recuperadas", disse a apresentadora do Faustão.
Esta foi a décima-primeira edição do concurso, que tem como objetivo valorizar a beleza da mulher, incentivar a auto-estima, combater o ócio e promover a integração entre as mulheres presidiárias.
Mc Leozinho foi a atração musical do concurso Garota Talavera Bruce (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Mc Leozinho foi a atração musical do concurso Garota Talavera Bruce (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Carol Nakamura foi a apresentadora do concurso (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Carol Nakamura foi a apresentadora do concurso (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Detentas desfilaram para familiares em presídio no Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Detentas desfilaram para familiares em presídio no Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Ana Cláudia foi condenada por roubo e sequestro (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Ana Cláudia foi condenada por roubo e sequestro (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Detenta Ana Cláudia Gomes reencontrou filha de 5 anos em concurso (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Detenta Ana Cláudia Gomes reencontrou filha de 5 anos em concurso (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Detentas desfilaram para familiares em presídio no Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)Detentas desfilaram para familiares em presídio no Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
Fonte: G1

Cinco detentos rendem funcionários e fogem de presídio em Caratinga

Cinco detentos fugiram da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), na zona rural de Caratinga (MG), nesta terça-feira (24). Segundo informações da Polícia Militar, os detentos renderam os funcionários com instrumentos cortantes durante um momento de oração.
 Um deles fugiu em um veículo da associação e os outros quatro presos arrombaram um basculante de acesso ao pátio, escalaram uma grade, um muro e fugiram pelos fundos da APAC.   A polícia realizou buscas, mas os fugitivos ainda não foram localizados.
Fonte: G1

Detento é encontrado morto em pátio de presídio de Jataí, GO

Polícia Civil suspeita que detento tenha sido morto por colegas de cela Goiás Jataí (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Polícia Civil suspeita que detento tenha sido morto por colegas de cela (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Um detento de 21 anos foi encontrado morto na nesta quarta-feira (25) na Unidade Prisional de Jataí, no sudoeste de Goiás. Segundo a Polícia Civil, o corpo foi encontrado próximo a área de banho de sol dos presos. A suspeita é que ele tenha sido morto pelos próprios colegas de cela.
A vítima cumpria pena por roubo. Após o incidente, o policiamento na penitenciária foi reforçado. A Polícia Técnico-Cientifca esteve no local e realizou a perícia.
A delegada responsável pelo caso, Paula Daniela Ruzza, afirmou que o jovem não foi morto no mesmo local onde foi encontrado.
“O local do crime foi desfeito pelos próprios detidos. Os suspeitos tiraram ele [vítima] do local onde aconteceu o crime porque ele tinha um corda no pescoço, e jogaram bem na entrada de onde eles tomam banho de sol. Foi constatado pela perícia vários ferimentos no corpo e um ferimento no pescoço,  mas só o médico legista que pode confirmar se ocorreu mesmo um homicídio ou suicídio”, disse.
A Superintendência Executiva da Administração Penitenciária (Seap) informou por meio de nota que abriu uma sindicância para apurar o caso.
Fonte: G1

Policiais encontram peças de celular em pote de margarina em presídio

Aparelho celular estava em pote de margarina  (Foto: Divulgação / Polícia Militar)Aparelho celular estava em pote de margarina (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Funcionários de uma das penitenciárias da cidade de Lavínia (SP) encontraram peças de celular dentro de um pote de margarina. O flagrante foi feito na terça-feira (24). Um parente de um dos suspeitos teria enviado o pote para o local e a polícia investiga se há envolvimento do homem com esquema de celulares dentro do presídio.
Segundo informações da polícia, o pote foi enviado pelos Correios para um dos presos. O avô de um preso é quem teria mandado. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), os agentes passaram o alimento pelo aparelho de raio-X e suspeitaram que tinha alguma coisa dentro do pote.
Assim que abriram o pote de margarina encontraram um saco preto com as peças de um aparelho celular. Eles foram até o suspeito que receberia o alimento, abriram o pacote na frente do homem e tiraram as peças. O que a SAP investiga agora é se esse preso está envolvido em algum esquema para entrar com celulares dentro da penitenciária.
Fonte: G1

Novo túnel é encontrado no presídio de Parnamirim, na Grande Natal

Túnel foi encontrado nesta quarta-feira (25) em cela do pavilhão 2  (Foto: G1)Túnel foi encontrado nesta quarta-feira (25) em cela
do pavilhão 2 (Foto: G1)
Mais um túnel foi descoberto na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP). Após uma intervenção realizada nesta quarta-feira (25), agentes penitenciários e homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), encontraram o túnel em uma cela do pavilhão 2. O túnel foi concretado.
De acordo com a direção da unidade, o trabalho de inteligência realizado em parceria com a Força Nacional indicou que uma nova escavação poderia estar sendo feita dentro dos pavilhões. A partir da informação, foi solicitado o apoio do GOE para realização da intervenção.
Ainda de acordo com a direção, a operação começou na madrugada desta quarta, mas só foi concluída durante a tarde. Uma contagem foi realizada para garantir que não houve fuga. Segundo as informações repassadas pela direção, o túnel estava em estágio avançado de escavação, quase alcançando a área externa.
Fonte: G1

Vistoria apreende armas, celulares e droga em presídio de Palmares, PE

Material apreendido em unidade prisional de Palmares (Foto: Divulgação/Seres)Material apreendido em unidade prisional de Palmares (Foto: Divulgação/Seres)
A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) apreendeu 26 celulares e 20 armas artesanais no Presídio Rorenildo da Rocha Leão em Palmares, Mata Sul de Pernambuco. Na operação realizada nesta terça-feira (24), a Seres também localizou nove carregadores e 115 porções de maconha.
De acordo com a assessoria de imprensa da Seres, a droga encontrada no presídio de Palmares foi encaminhada para a Polícia Civil. Já as armas artesanais, os celulares e os carregadores foram levadas para a Secretaria de Ressocialização. Ainda segundo a assessoria, outras duas unidades prisionais do estado também foram vistoriadas.
Fonte: G1

Batalhão de Choque revista celas de presídio em Campo Grande

Revista foi realizada pelo batalhão nesta terça-feira (24) (Foto: Divulgação/Batalhão de Choque MS)Revista foi realizada pelo batalhão nesta terça-feira (24) (Foto: Divulgação/Batalhão de Choque MS)
O Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande foi revistado por policiais do Batalhão de Choque na manhã desta terça-feira (24). Segundo o batalhão, durante buscas realizadas nas celas dos pavilhões foram encontrados materiais ilícitos.
A revista preventiva também foi realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).
No presídio, a Tropa de Choque fez a extração, contenção e recolocação dos detentos, para a segurança dos agentes e também para fazer buscas nas celas.
Fonte: G1

Revista em presídio de Santa Maria apreende celulares e drogas

Material apreendido na revista no presídio de Santa Maria (Foto: Divulgação/Brigada Militar)Material apreendido na revista no presídio de Santa Maria (Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Policiais militares e servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários do RS (Susepe), totalizando 100 agentes, realizam revista na Penitenciária Estadual de Santa Maria nesta terça-feira (24). O balanço parcial da operação apontava celulares, drogas, dinheiro e até uma chave de algema entre os materiais apreendidos.
A revista ocorre em uma galeria onde há 82 apenados. Até as 11h, a polícia informava sobre 24 celulares apreendidos, 15 baterias, seis cachimbos, uma chave de algema, 54 buchas de maconha embaladas e três tijolos pequenos da mesma droga.
Policiais fazem revista em presídio em Santa Maria (Foto: Divulgação/Brigada Militar)Policiais fazem revista em presídio em Santa Maria (Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Fonte: G1

Túnel, celulares e videogame são achados em presídio no AM

Material foi apreendido durante revista no Compaj (Foto: Divulgação/Seap )Material foi apreendido durante revista no Compaj (Foto: Divulgação/Seap )
Uma revista realizada no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) resultou na descoberta de um túnel em uma das celas na unidade prisional, localizada no Km 4 da BR-174, estrada que liga Manaus a Boa Vista (RR). O procedimento foi realizado após uma tentativa de rebelião na manhã desta segunda-feira (23). Drogas, armas, telefones celulares e até roteadores de internet foram apreendidos. As informações foram divulgadas no fim da noite.
O túnel foi localizado em uma cela do pavilhão 5 da unidade penitenciária. Conforme a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a passagem foi fechada com cimento e o espaço foi interditado. Os internos que estavam alojados na cela foram colocados em isolamento por 10 dias.
Durante a revista, foram encontrados 37 celulares, três roteadores de internet, um videogame e um rádio comunicador náutico. Também foram apreendidos três facas, um alicate, um simulacro de pistola, 10 metros de cabo de rede e ainda duas porções de maconha.
Conforme a Seap, o material apreendido estava escondido debaixo dos pisos das celas.
Após as apreensões, a secretaria informou que revistas preventivas serão realizadas no Compaj e demais unidades do sistema prisional.
Tentavia de motim ocorreu na manhã desta segunda, no Compaj (Foto: Suelen Gonçalves)Tentavia de motim ocorreu na manhã desta segunda
no Compaj (Foto: Suelen Gonçalves)
Motim
A transferência de detentos do sistema prisional amazonense para unidades federais após a operação "La Muralla" pode ser um dos motivos para a tentativa de rebelião que ocorreu na manhã desta segunda-feira. A informações é do titular da Secretaria de Estado de Administração Penitenciário (Seap), Pedro Florêncio.
Segundo o secretário, os presos começaram a cerrar as grades por volta das 10h40 dentro do Pavilhão I, onde cerca de 300 detentos estão alojados.No momento em que a polícia continha a ocorrência, detentos da unidade de "Inclusão" conseguiram escapar para cima do telhado, mas foram detidos.
A Seap ressalta que não houve fuga da penitenciária. Um preso ficou levemente ferido com uma escoriação no ombro.
Crime organizado
Na última sexta (20), a Polícia Federal (PF) deflagrou a operação "La Muralla", que identificou presos que comandariam uma facção criminosa de dentro dos presídios. Um dos líderes da organização apontados pela PF,  José Roberto Fernandes Barbosa, o ‘Zé Roberto da Compensa', foi transferido do Compaj.
"Pelas informações que nós temos, ele [Zé Roberto] exercia uma liderança do crime organizado dentro das cadeias. A gente vai trabalhar pra impedir que uma outra liderança surja ou tome o controle de determinada unidade prisional. Quem tem o controle das unidades é o estado. Eles também estão se amotinando por conta de alguns benefícios que estão sendo revistos", declarou.
Segundo Florêncio, estão sendo revistos pontos como o horário e o limite de tempo de visita, entrada de alimentos crus e outros. "Vamos rever todos os procedimentos que estavam sendo usados porque a forma como estavam sendo administradas pelo estado levou os presos a dominaram algumas unidades prisionais", disse.
O Compaj hoje tem cerca de 1200 presos e tem capacidade para 800. A Seap informou que todas as cadeias estão com trancas pra impedir que ocorra mais rebeliões.
Fonte: G1

Mulher tenta entrar com droga em presídio de RO e é flagrada em raio-x

Uma das mulheres estava com três porções de drogas dentro da vagina (Foto: Ísis Capistrano/ G1)Uma das mulheres estava com três porções de drogas dentro da vagina (Foto: Ísis Capistrano/ G1)
Três mulheres foram presas tentando entrar na Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva, o Urso Branco, com maconha, na manhã deste sábado (21) em Porto Velho. Uma delas, que estava com a droga escondida na vagina, foi submetida a um raio-x, que revelou a presença dos entorpecentes. 
Segundo a polícia, mais uma suspeita estava com drogas dentro da vagina e outra com porções de entorpecentes no sutiã e na axila. Os flagrantes aconteceram na fila de revista de praxe feita em dias de visita dentro da unidade.
Três mulheres foram presas em flagrante na manhã deste sábado (21) (Foto: Ísis Capistrano/ G1)Drogas encontradas com as suspeitas na entrada
do Urso Branco (Foto: Ísis Capistrano/ G1)
A primeira a ser presa foi uma mulher de 23 anos que estava com maconha presa ao corpo. Ela passou pela revista e uma agente penitenciária descobriu o material. "Quando eu perguntei dela o que era, ela respondeu que eu não podia mais triscar nela. Após uma discussão, ela tirou a droga que estava debaixo da axila e do sutiã", contou a agente que prefere não se identificar.
No segundo caso, a detida, de 46 anos, tentou jogar fora a droga de dentro do sutiã quando soube que as visitas eram revistadas. Uma agente viu quando a mulher jogou uma pequena porção de maconha no chão. "Ela não levaria apenas aquilo para um presídio. Fizemos o procedimento de praxe e ela tirou duas porções de dentro da vagina", explicou a agente.
Já a terceira suspeita, de 27 anos, foi abordada quando o detector de metais apontou que ela estava com algo Ilícito. A mulher alegou que o equipamento teria sido acionando porque ela estava com dinheiro no bolso. Ao ser advertida pela agente, a suspeita se defendeu dizendo que poderia ser levada, inclusive, para revista médica. Ela foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide, onde se submeteu a um raio-x. O exame revelou três trouxas de maconha na cavidade vaginal da mulher, que foi presa.
Fonte: G1

Agentes descobrem escavação e plano de fuga de detentos em presídio

Penitenciária Irmão Guido, em Teresina (Foto: Edvaldo Cardoso/Tv Clube)Penitenciária Irmão Guido registra mais uma
tentativa de fuga (Foto: Edvaldo Cardoso/Tv Clube)
Agentes penitenciários e policiais militares de plantão na Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, encontraram uma escavação em uma das celas do pavilhão B da unidade. O flagrante ocorreu neste domingo (22).

De acordo com o tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça do Estado (Dipe), o túnel não chegou a ser concluído graças à ação rápida dos agentes de segurança da unidade, que também recolheram objetos como ferros pontiagudos de posse dos detentos.  "A ação eficiente dos agentes e policiais militares foi decisiva para evitar a fuga", reforça o coronel Pitombeira.
Ao todo, 58 tentativas de fugas foram abortadas em 2015 em todo o sistema penitenciário do Piauí. Após a ação, a Polícia Militar e a Dipe estão no local auxiliando os agentes penitenciários e tomando as medidas para garantir a estabilidade na unidade prisional.

“Também estamos tomando medidas para responsabilizar os detentos pelos danos causados ao patrimônio público e elaborando um plano de reforma da Irmão Guido para dar mais estrutura e segurança à unidade”, conclui o coronel Pitombeira.
Fonte: G1

Agentes descobrem túnel durante vistoria em presídio de Cariri do TO

Túnel foi encontrado no pavilhão três, no presídio de Cariri do Tocantins (Foto: Divulgação)Túnel foi encontrado no pavilhão três, no presídio de Cariri do Tocantins (Foto: Divulgação/Agentes penitenciários)
Durante uma vistoria realizada na tarde deste sábado (21), agentes penitenciários encontraram um túnel no presídio de Cariri do Tocantins, sul do estado. O buraco estava sendo construído dentro da cela sete do pavilhão três. O diretor da unidade, Paulo Sérgio, informou que ainda não é possível dizer de quem é a responsabilidade, mas que a direção vai investigar.
Agentes descobriram o túnel durante uma vistoria, neste sábado (21) (Foto: Divulgação/Agentes penitenciários)Agentes descobriram o túnel durante uma vistoria,
neste sábado (21)
(Foto: Divulgação/Agentes penitenciários)
Ele disse ao G1 neste domingo (22) que ainda não sabe a profundidade do túnel, mas que a construção estava no início. "Vamos esperar o resultado da perícia para saber a profundidade, mas o que encontramos foi o início de um túnel, não estava tão grande".
Paulo Sérgio informou que os agentes fazem vistorias diariamente, mas que desta vez o procedimento foi realizado em outro horário para surpreender os detentos. Na cela onde foi encontrado o túnel ficam 12 presos, mas segundo o diretor ainda é cedo para dizer que eles são os responsáveis, já que no pavilhão há 60 detentos e, muitas vezes, eles ficam soltos no local e acabam tendo acesso a todas as celas.
A cela sete foi isolada até que o buraco seja tampado com concreto. Os presos que estavam lá foram transferidos para outra cela do mesmo pavilhão.
Fonte: G1

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Detento morre após sofrer infarto em partida de futebol em presídio no MA

Fuga foi evitada no Presídio de Pedrinhas (PP) (Foto: Biaman Prado / O Estado)Presídio de Pedrinhas (PP) (Foto: Biaman Prado
/ O Estado)
Um detento morreu após sofrer um infarto durante uma partida de futebol na Penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, nesta segunda-feira (16). O preso, identificado como Eronilton Amadeu Moraes, de 41 anos, estava no regime semiaberto.

Eronilton jogava uma partida de futebol, na quadra poliesportiva da unidade prisional, quando reclamou de dores um pouco antes de ter a parada cardíaca. Em seguida, ele caiu no chão e não respondeu mais.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) enviou nota ao G1 confirmando a morte do detento. A Sejap também reiterou que o interno recebeu atendimento médico imediatamente após o ocorrido e que lamenta o fato.

Os agentes do Núcleo de Saúde de Pedrinhas fizeram os primeiros socorros e encaminhou o detento para o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), mas não resistiu  durante o trajeto. Confira a nota na íntegra:

NOTA

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap) informa que o preso Eronilton Amadeu Moraes, de 41 anos, faleceu na manhã desta segunda-feira (16). Interno da Penitenciária de Pedrinhas (PP), ele sofreu um infarto, enquanto jogava uma partida de futebol, na quadra  poliesportiva da unidade prisional, aonde chegou a receber os primeiros socorros no próprio Núcleo de Saúde de Pedrinhas, mas não resistiu  durante o trajeto ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II). A Sejap reitera que o interno recebeu atendimento médico  imediatamente após o ocorrido e que lamenta o fato.
Fonte: G1

Senado aprova destinação de verba para abertura de creches em presídios

A Senado aprovou nesta terça-feira (17), por unanimidade, um projeto de lei que prevê a destinação de verbas do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a instalação de berçários e creches em presídios.
O texto, que já foi aprovado pelo plenário da Câmara, agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.
O Funpen reúne recursos depositados pela União para construção e manutenção dos presídios brasileiros. Atualmente a Lei de Execuções Penais já determina que os estabelecimentos prisionais sejam dotados de berçário, seção destinada à gestante e creche para abrigar crianças menores de 6 anos.
A autora do projeto, deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ), informou que muitas cadeias não cumprem essa regra por falta de recursos.
“Dessa forma, pensamos resolver o problema, que é de crucial importância para as mulheres que sofrem a dor de dar à luz um filho em uma penitenciária, determinando que os recursos do Funpen sejam aplicados também nisso”, escreveu a parlamentar na justificativa do projeto.
Fonte: G1

Módulo de presídio de Canoas, no RS, deve ser entregue em fevereiro

Prefeitura de Canoas precisa ainda concluir acesso provisório (Foto: Reprodução/RBS TV)Prefeitura de Canoas precisa ainda concluir acesso provisório (Foto: Reprodução/RBS TV)
O primeiro módulo do Complexo Prisional de Canoas, na Região de Metropolitana de Porto Alegre, só deve receber novos presos a partir de fevereiro de 2016. É o que anunciou o governo do Rio Grande do Sul e a prefeitura da cidade em uma reunião na tarde desta terça-feira (17). A promessa anterior, feita pelo secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Wantuir Jacini, dizia que a entrega seria em dezembro de 2015.

Para o funcionamento do primeiro módulo em fevereiro, será preciso finalizar "pendências", como a conclusão do acesso provisório para a casa prisional. O serviço é de responsabilidade da prefeitura de Canoas e deve ser concluído até o final deste mês.
Com a obra pronta será possível fará uma simulação do funcionamento da nova casa prisional. O Complexo Prisional de Canoas é composto por quatro módulos e quando tudo estiver pronto deverá gerar mais de 2,8 mil vagas. 

O secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Adriano Klafke, ressaltou que o funcionamento do Complexo ocasionará uma "virada" no sistema prisional. Uma nova reunião foi marcada para o dia 15 de dezembro. 
Fonte: G1

Presídio tem piscina de plástico para presos no Acre

Sindicato denúncia piscina para detentos em presídio. Direção nega e diz que local é usado por igreja para batizar presos (Foto: Arquivo Pessoal)Sindicato denúncia piscina para detentos em presídio. Direção nega e diz que local é usado por igreja para batizar presos (Foto: Arquivo Pessoal)
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques, denuncia a instalação de uma piscina na Unidade Prisional 4,  no complexo penitenciário Francisco D'Oliveira Conde, em Rio Branco. Segundo Marques, a piscina, que tem aproximadamente 1 metro de largura por 1,5 metro de comprimento, seria para uso dos presidiários.
O diretor do presídio nega a utilização para lazer e diz que a piscina foi deixada na unidade por representantes de uma igreja evangélica para ser usada em rituais de batismo. E a última vez que teria sido usada foi no mês de agosto. 
O presidente do sindicato contesta. Ele afirma que os detentos teriam pedido que a piscina fosse mantida para lazer, mesmo após o ritual. Pedido que teria sido acatado pela direção da unidade.
"Os servidores denunciaram e foram ameaçados de transferência da UP4. Eles entraram em contato comigo e nesta terça-feira (17) vão denunciar a direção por assédio moral. Esse tipo de regalia não tem previsão legal. Não há bloqueador de celular e os presos podem se comunicar e dizer que o presídio permitiu isso e os outros têm que permitir também. Vamos procurar o Ministério Público (MP-AC) e a Vara de Execuções penais", disse.
Direção nega uso de piscina para lazer
O diretor do presídio Denis Picolo confirma que a piscina foi deixada por representantes de uma igreja da capital. Ele nega, entretanto, que o local seja usado para lazer dos detentos.
Diretor de presídio nega que piscina seja usada para lazer de presos (Foto: Arquivo Pessoal)Diretor de presídio nega que piscina seja usada
para lazer de presos (Foto: Arquivo Pessoal)
"Já até falei com o pastor responsável. A piscina foi usada para batizar os presos de uma ala, apenas isso. Sexta-feira é o dia destinado a visita religiosa, quem quiser frequentar a igreja é batizado e autorizamos a entrada de uma piscina ou de uma caixa d'água. O batismo ocorreu apenas uma vez", explica.
Picolo afirma ainda, que deve procurar a Justiça e entrar com um processo por danos morais contra o presidente do Sindicato

"Quero que ele prove isso [o uso da piscina para lazer dos detentos], vou procurar meus direitos. O que ocorre é que a direção solicitou transferência de agentes penitenciários, vai haver novas lotações, alguns deles não gostaram e acabam criando situações, como um boicote, para denegrir a imagem da instituição", finaliza.
Fonte: G1

Tumulto em presídio de João Pessoa deixa três detentos feridos, diz diretor

Três detentos ficaram feridos em confusão em presídio em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)Detentos feridos foram levados para o Hospital de Trauma de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Três detentos da penitenciária Flósculo da Nóbrega, conhecido como presídio do Roger, ficaram feridos durante um tumulto registrado na manhã desta quarta-feira (18), em João Pessoa. De acordo com o diretor do presídio, Lincon Gomes, a confusão começou quando os detentos foram liberados para as visitas íntimas. Os três presos, dos pavilhões 2, 3 e 4, foram socorridos pelo Samu e levados para o Hospital de Trauma de João Pessoa.
Ainda de acordo com o diretor, a confusão começou porque os detentos de um pavilhão queriam matar um outro presidiário e teriam aproveitado o momento da liberação da visita íntima para praticar o homicídio. Os agentes penitenciários perceberam a movimentação e impediram o crime. Por volta das 9h30 (horário local), a direção do presídio do Roger havia informado que o tumulto havia sido controlado.

"As visitas estão suspensas. Ainda vou decidir a quantidade de dias que essa suspensão vai durar. Eu não admito indisciplina neste presídio. Eu me responsabilizo por tudo que acontece aqui dentro e não admito que haja morte e indisciplina", comentou o diretor do presídio. Ele ainda explicou que a confusão aconteceu porque nos dias de visitas íntimas, os três pavilhões são abertos simultaneamente. "São 750 homens soltos na hora em que a gente abre a visita. Não tem como identificar quais foram os responsáveis pelo início do tumulto. Temos alguns nomes, as imagens devem ajudar na identificação", completou Lincon Gomes.
Por conta da confusão, as visitas íntimas foram suspensas. O estado de saúde do presos não foi informado. A princípio, conforme as primeiras informações, os detentos foram levados para o hospital com ferimentos causados por tiros de bala de borracha, disparados pelos agentes para controlar os detentos.
O Grupo de Penitenciário de Operações Especias (GPOE) foi acionada por conta do tumulto (Foto: Walter Paparazzo/G1)O Grupo de Penitenciário de Operações Especias (GPOE) foi acionada por conta do tumulto (Foto: Walter Paparazzo/G1)
 Fonte:  G1

Justiça interdita o presídio feminino de Viana, no ES

Presídio de Viana funciona sem raio-x e detector de metais no Espírito Santo (Foto: Arquivo/ A Gazeta)Presídio de Viana  (Foto: Arquivo/ A Gazeta)
Uma decisão da Justiça determinou a interdição parcial do Centro de Detenção Provisória   Feminino de Viana (CDPFV), limitando o número de detentas à capacidade máxima da unidade, exigindo a imediata transferência do número excedente e proibindo o ingresso de novas detentas.
De acordo com a Defensoria Pública Estadual, quem moveu a ação contra o estado, seguidas inspeções identificaram que a unidade não apresenta condições mínimas de segurança, higiene e habitação para as 229 detentas, que dividem um espaço com capacidade máxima para 184.
De acordo com o defensor público Ronan Ferreira Figueiredo, a decisão judicial é importante, mas o pedido feito pela defensoria, ainda em 2013, é muito mais abrangente, já que relata uma série de problemas como ausência de berçário e qualquer equipamento de segurança no caso de tragédias e incêndios.
O defensor público Pedro Pessoa Temer avalia a decisão como uma conquista. “Porque é muito difícil o poder judiciário interferir em uma política pública. Mas o direitos humanos, fundamentais, básicos, devem ser respeitados independente da vontade do poder público”, explicou.
Em segunda instância, depois de recurso do Estado, a decisão pelos desembargadores no Tribunal de Justiça (TJ) foi unânime. O desembargador Robson Luiz Albanez foi o relator do caso, de acordo com a Defensoria Pública.
Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que tem prazo de 60 dias para atender à determinação, informou que ainda não foi notificada da decisão judicial.
Fonte: G1

Detentas do presídio de Cruzeiro do Sul são transferidas após motim

Quatro detentas se revoltaram e deram início a uma quebradeira dentro das celas (Foto: Arquivo pessoal)Quatro detentas se revoltaram e deram início a uma quebradeira dentro das celas (Foto: Arquivo pessoal)
Após um motim que resultou na quebradeira de duas celas do presídio feminino Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul, município distante 648 Km de Rio Branco, quatro detentas foram transferidos para o presídio da capital na segunda-feira (16). A medida foi tomada para que o local seja reformado.
De acordo com o diretor do presídio, José Raimundo, a revolta se deu porque as presas não podiam ser levadas ao Pronto Socorro devido à ausência de assistente social por conta do feriado. Quatro detentas se revoltaram e deram início a uma quebradeira dentro das celas.
"Quem leva as presas ao hospital é a assistente social e como era feriado só estavam três agentes penitenciárias na unidade. Uma detenta já havia sido levada ao hospital por uma agente e antes dela voltar outras duas presas pediram para ir também. Foi quando as duas agentes que ficaram no presídio pediram para esperarem e elas começaram a quebradeira", conta.
De acordo com Raimunido, as presas pegaram partes do beliche que é de madeira e começaram a quebrar pia, grades e cadeado. "Elas conseguiram quebrar os cadeados de duas celas e ficaram pelo menos dez presas nos corredores. Tivemos que pedir apoio do presídio masculino para que não quebrassem mais celas", afirma.
O diretor afirma ainda que, das dez presas que ficaram nos corredores após quebrarem os cadeados, quatro foram as que causaram a quebradeira. "É tanto que quando intervimos, as outras seis vieram até onde estava o cordão de isolamento e ali ficaram. Por isso, somente as quatro foram conduzidas até Rio Branco, já que aqui não temos onde colocá-las", conclui.
Fonte: G1

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Agente penitenciário se irrita com churrasco e atira em rua do ES

Arma de agente foi apreendida pela polícia no Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Arma de agente foi apreendida pela polícia no Espírito Santo (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)
Um agente penitenciário de 37 anos foi detido após realizar disparos no meio de uma rua no bairro Santa Bárbara, em Cariacica, no Espírito Santo, na tarde deste domingo (16). Luis Antonio Morais contou em depoimento que pediu para que o vizinho abaixasse o som e efetuou disparos para cima para evitar que os moradores invadissem a casa dele. Atitude foi repreendida por moradores, que agrediram o agente.
O caso aconteceu na Rua Joaquim de Araújo Torres, por volta das 17h30. Um autônomo de 30 anos se reunia com amigos e a família para um churrasco. No local havia aproximadamente 10 pessoas, incluindo crianças.
Segundo testemunhas, o agente Luis Antonio Morais teria se incomodado com o barulho e atirado lajotas no telhado da casa do vizinho. “Eu estava assistindo o jogo com alguns amigos quando ouvi o barulho de algo atingindo o telhado. Olhei para o lado e vi meu vizinho enfurecido, com tijolos na mão”, disse o autônomo.
As pessoas que participavam do churrasco saíram da casa para ver o que estava acontecendo. Segundo testemunhas, neste momento, Luis Antônio pegou a arma e realizou dois disparos para a rua, onde havia várias crianças brincando.
“Todos ficamos muito desesperados, com medo que os tiros atingissem alguém. Eu peguei meus sobrinhos na rua e corri para dentro de casa. O agente estava muito alterado e nervoso”, contou um vizinho que não quis se identificar.
Com a confusão, os moradores acionaram a polícia, que realizou um cerco no local. O agente foi encaminhado à delegacia e teve a arma recolhida. Em depoimento, ele alegou que pediu para que o vizinho abaixasse o som e que efetuou disparos para cima para evitar que os moradores invadissem a casa dele.
A Corregedoria da Secretaria de Justiça (Sejus) determinou a abertura de sindicância para apurar a conduta do servidor. Ele foi autuado por disparo em via pública e depredação ao patrimônio privado.
Fonte: G1