quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Rebelião sangrenta na Penitenciária Estadual em Cascavel-PR



Presos da Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC), no oeste do Paraná, iniciaram uma rebelião por volta das 6h30 da manhã deste domingo (24).  A rebelião tomou conta de toda a penitenciária, à exceção do prédio administrativo, que foi bloqueado pela Polícia Militar (PM).
De acordo com o advogado dos agentes penitenciários, Jairo Ferreira, a rebelião teve início no momento em que um agente foi entregar o café da manhã aos detentos. O trinco da grade estava serrado, o que permitiu aos presos puxarem o agente para dentro e darem início à rebelião. Ainda segundo o advogado, apenas dez agentes estavam de plantão, no presídio que é ocupado por mais de mil presos. Conforme Ferreira, os presos reclamam da estrutura, alimentação e higiene da penitenciária. Cerca de 80% da unidade está destruída. Os detentos invadiram o telhado da penitenciária e queimaram colchões e atiraram outros detentos lá de cima.
Após mais de 30 horas, a rebelião na PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) terminou. A informação foi confirmada pelo juiz da Vara de Execuções Penais, Paulo Damas, em entrevista coletiva. Os presos aceitaram o acordo e foi iniciado um plano de transferência.
Damas afirmou que os presos deixarão as galerias em grupos de 150. Após todos os rebelados deixarem o local, a Polícia Militar entrará na PEC para fazer a retirada dos reféns. Segundo ele, nenhum dos reféns está em estado grave.
Após deixarem as galerias, os detentos passarão por revista pessoal e serão colocados em ônibus. Os detentos serão levados para penitenciárias de Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Maringá. Cerca de 800 presos devem ser transferidos.
Em relação aos mortos, Damas apenas reiterou o número oficial de quatro detentos. No entanto, as autoridades acreditam que o número possa passar de 20 mortos.
5eaf32ad5fd1dc9ebbcdf0d2afb93e7b


1408896790

Gilmar de Lima é um dos presos agredidos pelos rebelados deste domingo (24) na Penitenciária Estadual de Cascavel. Ele teve os punhos quebrados, fratura de tórax e vários ferimentos pelo corpo. Até a noite hoje, ele era o único preso que conseguiu sair e ser socorrido pelo Siate e encaminhado ao Hospital Universitário. De acordo com informações, ele estava em estado de choque.
Gilmar era padrasto de Rafaela Trates. A menina  de cinco anos morreu estrangulada por Gilmar e teve o corpo jogado em uma foça. Ele e a mãe da menina, Vani Trates cúmplice do crime. Juntos os dois são condenados há 77 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. O crime aconteceu em março de 2013.

fonte:http://www.issoebizarro.com/

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estado lança concurso para agente penitenciário

         

                   


  Início
Estado lança concurso para agente penitenciário
Ultima Atualização: 12/08/2014 às 10:49:37
O Diário Oficial desta terça-feira (12) publica o primeiro edital para concurso público do Estado da Bahia com reserva de vagas para negros e pardos. Realizado pelas secretarias da Administração (Saeb) e de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o certame oferece 490 vagas na carreira de agente penitenciário, das quais 147 reservadas aos candidatos que se declararem negros ou pardos - 30% do total, de acordo com o Decreto nº 15.353, publicado nesta segunda-feira (11). 
As inscrições devem ser feitas no site da organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), no período de 18 a 28 de agosto, observando o horário de Brasília. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60. Ao se inscrever, os candidatos devem informar se optam pelas vagas de ampla concorrência ou se vão aderir à cota racial, sendo necessário se autodeclarar negro ou pardo, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A oferta é de 343 vagas de ampla concorrência, sendo 275 para homens e 68 para mulheres. Do total de vagas para as cotas raciais, 119 sao destinadas a homens e 28 a mulheres. Todas as 490 oportunidades de trabalho serão distribuídas entre sete localidades - Salvador e Região Metropolitana (286), Feira de Santana (51), Paulo Afonso (20), Ilhéus (18), Jequié (28), Vitória da Conquista (17) e Teixeira de Freitas (70). 

Curso de formação
Os candidatos aprovados serão convocados para o curso de formação de agente penitenciário, com percepção de bolsa de estudo no valor de um salário mínimo. Uma vez formado agente penitenciário, terá remuneração inicial de R$ 1.776,69 e jornada mínima de trabalho de 30 horas semanais. 
O concurso terá duas etapas - a primeira, de provas objetivas, e a segunda, com prova discursiva - de caráter eliminatório e classificatório. Segundo o cronograma provisório, as provas serão aplicadas no final de setembro nas cidades de Salvador, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas, Jequié e Ilhéus, de acordo com a localidade para qual o candidato se inscreveu. O edital prevê ainda, sob responsabilidade da Seap, a convocação para realização de exames pré-admissionais (documentação, avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social).
Fonte: Secom/ http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Candidato à Presidência Eduardo Campos morre em queda de aeronave em Santos

Sete pessoas estavam a bordo do avião que caiu - Eduardo Campos, dois pilotos e quatro membros da comitiva. Não há sobreviventes

O presidenciável Eduardo Campos, do PSB, estava a bordo do avião que caiu em Santos nesta quarta-feira (13), confirmou o comitê da campanha do candidato. Às 12h50, a GloboNews confirmou a morte do candidato. Ele tinha 49 anos. Eduardo Campos nasceu em Recife, 10 de agosto de 1965 e morreu exatos nove anos após a morte do avô, o político Miguel Arraes.
Formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aos 20 anos, Campos era neto do também político Miguel Arraes. Mulher e o filho do candidato não estavam a bordo do avião. Ele era casado com Renata Campos, com quem teve cinco filhos - o mais novo nasceu em janeiro deste ano. 

O candidato presidenciável Eduardo Campos estava em avião que caiu (Foto: Robson Mendes)


Campos esteve em Salvador na última quinta-feira (7), acompanhado por Lídice da Matta, candidata ao governo da Bahia e de Eliana Calmon, candidata ao Senado. Ele participou de uma caminhada pela igualdade racial e fez panfletagem pelas ruas do Pelourinho.
Sete pessoas estavam a bordo do avião que caiu - Eduardo Campos, dois pilotos e quatro membros da comitiva. Além de Eduardo Campos, estavam no avião os pilotos Geraldo M.P. Cunha e Marcos Martins; Pedros Valadares Neto; Carlos Augusto Leal Filho, assessor de imprensa do candidato; Marcelo Lira; e Alexandre Gomes e Silva, fotógrafo oficial da campanha.
Não há sobreviventes. A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a queda da aeronave através de um nota. A queda aconteceu por volta das 10h desta quarta-feira (13), quando uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu no litoral de São Paulo após decolar do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP).
Leitor registra fumaça no local da queda de jato do candidato  - @geraldosilva239/Twitter


Ao se preparar para o pouso, o avião arremeteu por conta do mau tempo. Logo depois, o controle de tráfego aéreo perdeu o contato com o jato da campanha do partido. Após a queda, o jato atingiu algumas casas na região e, conforme informações preliminares, havia pelo menos 10 pessoas feridas pelos estilhaços da queda e colisão. 
Ainda segundo o PSB, a candidata à vice Presidência do PSB, Marina Silva, não estava viajando na mesma aeronave. Ela está a caminho de Santos. A Aeronáutica informou que já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente. 
"Fiquei sem reação", conta morador de Santos que testemunhou a queda 
O analista de logística Tássio Ricardo Cardozo Silva, 25 anos, testemunhou o exato momento em que a aeronave onde o candidato viajava caiu. Em entrevista ao site Zero Hora, ele contou que o jato "caiu de bico", em um ângulo de 65 graus, por volta das 10h20.
"Minha mesa fica de frente para a janela e presenciei a aeronave desabando. Fiquei sem reação, depois caí na real. Teve explosão e muita fumaça. Os socorristas chegaram rápido", relatou o analista. 
"Aqui no prédio onde eu trabalho, alguns vidros chegaram a estourar. Pelo que vi, o jato atingiu uma casa que fica ao lado de uma academia de musculação", conta. O mau tempo pode ter sido um dos fatores que provocou o acidente. Segundo Tássio, a chuva era fraca no momento da queda, e o tempo estava nublado. 

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/

domingo, 10 de agosto de 2014

PRESIDENTE DO SINTRADISPEN REUNI COM EMPRESA REVIVER PRISIONAL.







A reunião com Odair Conceição, diretor da empresa Reviver prisional que administra os presídios de Serrinha, Juazeiro, Valença e Eunapolis na Bahia com o presidente do sindicato foi longa e o mesmo pode apresentar sua proposta de retirada de pauta nas assembleia que começa aparte deste mês com a campanha salarial da categoria para 2015, Manoel Joaquim lembrou que o salário esta muito defasado para essa classe que trabalha diariamente com risco eminente,  outras questões foram o plano de saúde e o seguro de vida dos agentes que o presidente pensa em melhorar, teve todo apoio de Odair que porem retruncou que as melhorias de fato só com a licitação de algumas unidade que os preços estão realmente abaixo do mercado desejando uma boa sorte ao presidente Odair presenteou o mesmo com um livro que mostra toda atuação e atendimento da empresa no ano de 2013. Avante Manoel Vamos a luta.     




SINTRADISPEN HOMENAGEÁ OS PAIS

domingo, 3 de agosto de 2014

MANOEL JOAQUIM SE REUNI COM DIRETOR DO PRESIDIO DE LAURO DE FREITAS E GERENTE DA SOCIALIZA PARA COBRAR REIVINDICAÇÕES DOS TRABALHADORES



O presidente do Sintradispen, se reuniu com Marcelo Neri (Diretor) e Geovan Damaceno (gerente) da unidade Prisional de Lauro de Freitas,  para cobrar o apoio dos mesmo na campanha salarial para 2015 em busca de um salário digno,  que já se inicia aparte de setembro deste ano, além de tentar também resolver a questão do plano de saúde, que foi aplicado pela empresa socializa sem consultar os trabalhadores e com a coparticipação em exames e consulta que ultrapassou os limites de valores no salários dos Funcionários fato pelo qual vem trazendo um grande desconforto na unidade. Outra demanda foi a escala dos agentes que mora em outra cidade, que em um conversa rápida pode ser resolvida o gerente se posicionou no sentido de convocar a turma em uma consulta para saber a real intenção dos trabalhadores por outro lado conseguiu fazer um ajuste na escala possibilitando que os agentes que mora em outras cidades possa passar um final de semana com seus familiares observando a quantidade de permuta feita no mês, Manoel Joaquim propôs que caso a empresa realmente mude o plano que reveja os planos de Multe Saúde ou Camede como foi discutido com os trabalhadores, sindicato e empresa e teve total apoio do diretor da unidade e do gerente que deram uma boa sorte a o novo presidente em sua jornada.

sábado, 2 de agosto de 2014

Agentes penitenciários fazem "vaquinha" para subir muro de prisão

Servidores reclamam da facilidade que os detentos tinham para fugir

Os servidores penitenciários do Conjunto Penal de Feira de Santana decidiram juntar dinheiro entre eles para melhorar a infraestrutura no local. Com recursos próprios, eles subiram os muros de alguns pavilhões, aumentando a altura e dificultando a fuga de presos.

Em texto divulgado pelo Sindicato dos Servidores Penitenciário do Estado da Bahia (Sinspeb), "bastava que um interno colocasse outro em seus ombros, para conseguir transpô-lo e fugir por um vasto matagal que possibilita se esconder dos policiais que fazem a guarda nas guaritas".



A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap) divulgou nota em que reconhece que a atitude dos servidores aconteceu "em razão de uma necessidade imperiosa de segurança". 

O órgão ainda afirma que a obra nos muros do Conjunto Penal já havia sido solicitada pela unidade no início do mês e aconteceria no prazo de 30 dias. No entanto, os funcionários teriam se antecipado ao prazo. Segundo a Seap, a reforma promovida com recursos dos servidores aumentou em 40 centímetros um muro de quatro metros de altura e 50 metros de extensão.



A página na internet do Sinspeb ainda diz que os servidores planejam investir no refeitório do Conjunto Penal, que está com as obras inacabadas, e denuncia o matagal que fica em torno da unidade e é "capaz de cobrir qualquer pessoa em pé". Segundo a Seap, a secretaria possui um projeto para reformar e ampliar o alojamento dos agentes, que também foi alvo de críticas dos trabalhadores.

Os servidores também reclamam do número reduzido de funcionários, que os obriga a cumprir funções que não dizem respeito aos seus cargos. Segundo eles, concertinas em bom estado são encontradas abandonadas, sendo que outras prisões precisam do material.



Fonte:http://www.correio24horas.com.br/